Como empreender em meio a uma crise econômica – Parte 02

0

Continuando a nossa pequena serie sobre como empreender no meio de uma crise econômica, hoje vamos listar 3 medidas importantes para que o empreendedor possa enfrentar essa crise com a total capacidade de buscar evoluir em seus resultados empresariais.

É importante deixar claro que essa serie tem o intuito de orientar de forma que o empresário possa ter a prática rápida sobre como agir diante de uma crise tão aguda como a que esta sendo vivenciada.

Mudanças no mercado

Com a crise, além das próprias falhas expostas, há também a percepção da mudança das necessidades dos consumidores em geral. Algumas necessidades que antes eram prioridades para um grupo de pessoas, acabam deixando de ser em função da diminuição das disponibilidades de recursos para o consumo.

Essas adaptações acontecem em cada novo ciclo econômico e o empresário que busca sempre as melhores oportunidades de negocio consegue enxergar tranquilamente.  Portanto, além de buscar as brechas do mercado, é preciso também perceber a mudança no comportamento dos consumidores em cada novo ciclo.

Não copie modelos

Existem bons modelos de gestão empresarial que ajudariam o empresário em um cenário comum de mercado. Entretanto, como estamos diante de uma situação sem precedentes, copiar outro modelo poderia ser uma prática difícil que não traria qualquer tipo de beneficio.

Portanto, é recomendável que não se copie qualquer modelo dos atuais sem considerar a complexidade do contexto atual. Caso contrário, isso poderia levar o empresário a uma situação ainda mais difícil, fazendo com que caminhe inevitavelmente para a falência do negócio.

Faça uso da experiência de mercado

Por fim, enfrentar uma crise poderá ser facilitada se na sua equipe possuir alguém com experiência prévia para lidar com todo o cenário. Mesmo que essa crise esteja muito acima do esperado, ainda assim, ter alguém que já enfrentou algo parecido com isso fará com que se tenha uma considerável vantagem frente a concorrência.

Em função disso, caso exista a possibilidade de poder contar com alguém com esse tipo de experiência, é importante fazer com que ele se interesse pelo empreendimento e possa agregar valor ao projeto como um todo.

Avalie o Artigo:

Sucesso na Internet:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.