Como é a gripe canina?

1

Cães ficam gripados, assim como os seres humanos. E, pelo fato da gripe ser uma doença respiratória contagiosa, um cão pode transmitir gripe para o outro cão – mas não para pessoas. A gripe canina é causada por um tipo específico de vírus influenza, o H3N8, que não acomete seres humanos.

Transmissão da gripe canina

A gripe canina é transmitida pelo ar, pelas secreções respiratórias. O contato direto com um cão infectado, com objetos contaminados e por pessoas que podem portar o vírus em suas mãos ou roupas são o suficiente para transmitir a gripe a outro animal. O vírus pode permanecer infectante em superfícies por até 48 horas, em roupas por 24 horas, e nas mãos por 12 horas.

Cães podem transmitir o vírus por até 10 dias, mesmo que ainda não mostrem sinais clínicos da doença. Cerca de 25% dos cães expostos serão infectados, mesmo sem apresentar sinais de doença e, por isso, podem propagar o vírus.

Sintomas

A imensa maioria dos cães infectados que desenvolvem a gripe canina apresentam sintomas leves, como espirros e coriza. Poucos apresentam febre. A minoria restante, porém, pode sofrer mais. Neles, a gripe pode se tornar mais séria, levando a uma pneumonia.

Tratamento da gripe canina

Não há tratamento específico para a gripe canina. Contudo, pode-se amenizar o sofrimento do seu cão com a ingestão de líquidos. Assim, evita a desidratação, mantém a boa alimentação e medicamentos para aliviar alguns sintomas.

Vacina

Assim como a vacina de gripe para os humanos, existe também uma vacina aprovada para a gripe canina, que evita que ela se instale em seu animal. Mas, como toda vacina, não trata a doença caso o pet já esteja infectado. Seu médico-veterinário poderá lhe orientar sobre a indicação, ou não, da vacina para o seu cão.

Se notar sintomas de gripe em seu amigão, leve-o para se consultar com o médico-veterinário para que, além de observar os sinais clínicos, ele faça o teste de anticorpo específico, no sangue, para diagnosticar a gripe canina.

Com os devidos cuidados, seu melhor amigo ficará bem rapidinho, esbanjando saúde e alegria!

Leia Também:

1 comentário
  1. […] Então, veja também uma matéria sobre gripe canina aqui. […]

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.