Como descobrir o número do PIS/Pasep?

1

Qual o número do PIS/Pasep? Embora esse dado não seja usado rotineiramente pelo trabalhador, muitas vezes, ele é necessário para que a pessoa consulte se ela tem direito a algum benefício, por exemplo.

Dentre eles, o abono salarial e o saque das cotas do fundo do PIS/Pasep. Vale lembrar que algumas pessoas têm o número do PIS, enquanto outras têm o número do Pasep. A diferença entre eles é que o PIS é para profissionais que atuam na empresa privada, enquanto o Pasep é do trabalhador do serviço público.

Além disso, o número do PIS é o mesmo do NIT (Número de Identificação do Trabalhador) e do NIS (Número de Identificação Social).

Como descobrir o número do PIS/Pasep?

Você pode encontrar o número do PIS/Pasep nos seguintes documentos:

  • Carteira de trabalho;
  • Cartão Cidadão (se você tiver PIS);
  • Extrato do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço).

Pode também entrar em contato com uma agência bancária. Procure uma agência da Caixa, com documento oficial com foto, se você tiver PIS. Vá até uma agência do Banco do Brasil, com RG e CPF se você tiver Pasep.

Além disso, você também pode descobrir o número do PIS/Pasep online. Para isso, acesse o CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais). Entre no link https://cnisnet.inss.gov.br/cnisinternet/faces/pages/perfil.xhtml e clique em “cidadão”. Depois disso, clique em “inscrição”, que fica no canto superior esquerdo.

Escolha a opção “filiado” e preencha os dados. Clique em “continuar” e NIT, que é o mesmo número do PIS/Pasep, será informado.

Leia Também:

1 comentário
  1. […] Para pedir, o trabalhador pode ligar para o telefone 0800-726-0207 ou ir até uma agência da Caixa, levando o CPF, RG e, de preferência, o número do NIS (é o mesmo do PIS/Pasep). […]

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.