Como cuidar dos olhos? 5 dicas para manter a saúde ocular em dia

Saiba agora quais os cuidados necessários para manter a saúde ocular

0

A melhor forma de prevenção contra quaisquer problemas de saúde é a manutenção de uma rotina de cuidados. Por isso, hoje aqui no Brasil 123, vamos falar sobre como cuidar dos olhos com 5 dicas para manter a saúde ocular em dia. Veja a seguir e mantenha cada uma delas em sua rotina, afinal, a visão está sofrendo muito atualmente com tantas luzes em aparelhos eletrônicos.

Veja 5 dicas para manter a saúde ocular em dia

Cuidar dos olhos sempre foi muito importante, mas ultimamente isso tem se tornado ainda mais necessário, já que os aparelhos tecnológicos dotados de telas com luzes azuis estão por toda parte. Como essa emissão de luz pode danificar nossa visão, veja abaixo 5 dicas para manter a saúde ocular em dia:

Para cuidar dos olhos visite o oftalmologista de forma regular

Manter visitas regulares ao oftalmologista pode ser essencial para a realização de exames de rotina como a tonometria, atividade que mede a pressão intraocular; a refração, medida do grau necessário para que possamos ver melhor; fundo de olho, exame que visualiza a saúde da retina e do nervo óptico.

Mantendo uma rotina constante para avaliar o quadro de saúde ocular podemos detectar doenças que ainda estão se desenvolvendo como possíveis glaucomas e degeneração macular que acontece com mais frequência em pessoas que tenham mais de 50 anos de idade.

Para cuidar dos olhos não use todo colírio

O único colírio que pode ser usado no dia a dia para  limpeza ocular é o que produz lágrimas artificiais. Ideal para quem trabalha em ambientes com ar condicionado ou com temperaturas muito altas, esse tipo de colírio é essencial para que você não fique com o olho ressecado.

Evite esfregar o olho

Além de aumentar a chance de contaminação que pode levar à conjuntivite, isso pode levar a córnea que é a parte externa transparente do olho. Por isso, quando acontecer qualquer acidente no dia a dia como a presença de ciscos, lave com bastante água ou use um colírio que produza lágrimas artificiais para remover a sujeira que possa estar causando a irritação.

Remova a maquiagem

Muitas pessoas podem até não saber que têm alergia à maquiagem, mas isso é muito comum e, por isso, deve evitar em qualquer ocasião. A região dos olhos é a parte mais sensível, portanto, evite acumular sombras, delineadores e outros produtos de beleza nessa parte do rosto.

O único colírio que pode ser usado no dia a dia para limpeza ocular é o que produz lágrimas artificiais - Reprodução AdobeStock
O único colírio que pode ser usado no dia a dia para limpeza ocular é o que produz lágrimas artificiais – Reprodução AdobeStock

Limpe bem as lentes de contato

Quem usa lente de contato precisa ter muito cuidado, afinal, elas estão em contato direto com o globo ocular e, por isso, precisam estar higienizadas. Por isso, siga todas as recomendações do fabricante para fazer a desinfecção com as soluções específicas para a limpeza delas. Além disso, o líquido usado na higienização das lentes nunca deve ser reutilizado para evitar a contaminação.

Sendo assim, agora você já conhece algumas das melhores dicas para manter a saúde dos seus olhos intacta.

Avalie o Artigo:
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.