É de conhecimento de todos que os transtornos psicológicos são o mal do século e vem prejudicando a qualidade de vida de boa parte da população, ainda mais durante o contexto de pandemia dos últimos 3 anos. Nesse cenário, se tornou muito importante criar maneiras de como cuidar da saúde mental em 2023, ainda mais que agora o pior já passou.
Segundo os especialistas, encontramos os bons sentimentos nos mais simples momentos do dia a dia e são neles que devemos focar para podermos ficar bem e ter um pouco de paz nas nossas rotinas conturbadas. Por isso, vamos juntos conhecer pequenas mudanças que fazem grandes diferenças.
Ano novo, vida nova! É a máxima que utilizamos em todas as viradas e que, sim, precisa ser levada a sério, e que, também, não pode ser usada para se cobrar demais. Afinal, é muito difícil mudar os próprios hábitos.
Logo, é superimportante respeitar nosso próprio tempo, nosso próprio processo e lidar com eles de maneira mais leve e com mais respeito, sabe? Agora vamos para a nossa primeira mudança sobre como cuidar da saúde mental nesse ano.
Estes serão momentos para olhar para si mesmo e pensar “o que eu quero fazer agora?” ou até mesmo “o que me faria bem agora?” e simplesmente ir fazer. Obviamente, nas condições possíveis. Às vezes é só ouvir uma música.
Um hábito comum é nos afundarmos em desejos que não conseguimos realizar naquele momento. Por exemplo, é impossível ir à praia no horário de almoço do trabalho, mas é completamente viável ir tomar um sorvete (que lembra o evento praia) e deixar o banho de mar para o final de semana.
Aqui, podemos olhar para os desejos mais simples e agradecer por realizá-los, como o sorvete. Foi o que conseguimos no momento, dentro da nossa realidade. Tente ter gratidão por isso, afinal, foi algo feito para si mesmo e olha como isso é legal! Olha como isso também é cuidar da saúde mental!
Assim, podemos praticar agradecimentos por pequenos acontecimentos, por uma frase bonita que alguém nos disse, por conseguir chegar em segurança nos lugares, por ver um velhinho sorrindo na rua e muitos e muitos outros.
O que somos nós sem as nossas relações sociais? Muita coisa! E nesse monte, nossos amigos e família acabam sendo a partezinha que nos falta para complementar nossa felicidade e nosso bem-estar.
Então, que ótimo é compartilhar vivências, experiências, sensações e sentimentos. Logo, valorizar essas interações é uma forma de viver mais intensamente e de cuidar da saúde mental agora em 2023.
Por fim, chegamos nesse grande dilema da vida. No entanto, o impacto desse hábito é tão grande que vale super a pena, já que o exercício libera endorfina o suficiente para deixar nossa menta mais relaxada.
Aqui, não precisa ser um recurso de todos os dias. Podemos encontrar uma frequência média e um treino que entre mais nas nossas aspirações, inclusive com menos intensidade. Afinal, cuidar da saúde mental também é não fazer nada de maneira forçada!
Você já ouviu dizer que o bicarbonato de sódio é um santo remédio para plantas?…
O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…
O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…
Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…
Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…