Os preços dos medicamentos costumam ser altos e fora do orçamento da maioria das pessoas. Assim, pensando em solucionar esse problema, o Governo Federal criou o Programa Farmácia Popular do Brasil (PFPB).
Este é um programa criado para ajudar a amenizar a preocupação de grande parte dos brasileiros. Especialmente, dos que possuem doenças crônicas, que demandam a compra constante de remédios. Se este é o seu caso, esse programa pode ser muito útil.
Confira mais sobre como conseguir remédios pelo Programa Farmácia Popular do Brasil no artigo abaixo!
O Programa Farmácia Popular do Brasil (PFPB) é um programa de complementação de dispensação de remédio do Governo Federal. Isso porque as Unidades Básicas de Saúde e as farmácias municipais não conseguem suprir toda a demanda de distribuição de medicamentos.
Por isso, o PFPB funciona em parceria com drogarias da rede privada. Assim, além dos lugares já citados, a população também consegue remédios, subsidiados pelo governo, em farmácias privadas.
Isso quer dizer que é possível conseguir remédios de forma gratuita ou com descontos de até 90%, em farmácias que são participantes do programa. Esses estabelecimentos podem ser identificados pelo uso do adesivo: “Aqui Tem Farmácia Popular”.
Ter acesso aos medicamentos disponíveis no Programa de Farmácia Popular Brasileira é bem simples. Talvez, até mais do que você imagina. Não é necessário nenhum cadastro prévio, somente um documento de identidade com CPF. Contudo, existem algumas regras que precisam ser seguidas.
Além de um documento de identidade com foto e CPF, ainda é preciso levar uma receita médica com os seguintes elementos:
Em relação à data de prescrição, a validade da receita depende do medicamento e do tratamento prescrito. Assim, algumas receitas terão validade de 180 dias, como é o caso da maioria dos remédios. Mas, anticoncepcionais e alguns tratamentos crônicos possuem validade de um ano.
Contudo, é importante destacar que essa receita não precisa ser proveniente do SUS. Pacientes de atendimentos particulares ou planos de saúde, também, podem se beneficiar do PFPB. Basta seguir as regras acima.
Além disso, a última regra é verificar se o medicamento está incluído no programa. Isso porque existe uma lista de quais remédios são contemplados. Essa lista é feita com base nas doenças que mais acometem a população brasileira. Dessa forma, tratando essas doenças de forma preventiva, o SUS sofre menos com internações.
Os remédios disponíveis, de forma gratuita, pelo Programa de Farmácia Popular Brasileira são os usados no tratamento para asma, diabetes e hipertensão. Agora, remédios para dislipidemia, rinite, osteoporose, glaucoma, doença de Parkinson, glaucoma e anticoncepcionais, assim como fraldas geriátricas, são subsidiados pelo Governo Federal.
Isso significa que o Governo Federal paga até 90% do medicamento, enquanto o usuário paga o restante. O valor do desconto depende do preço de referência tabelado e do preço da farmácia. Por isso, ele varia.
O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…
O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…
Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…
Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…
Além do valor regular do Bolsa Família, haverá um adicional de R$ 108 referente ao…