Como combater o estresse de forma efetiva? 4 dicas que vão ajudar

Veja agora algumas formas de aliviar o estresse e viver mais tranquilamente

0

É normal que qualquer pessoa fique estressada em algum momento, porém, quando o estresse se torna algo recorrente é preciso adotar algumas medidas para diminuí-lo. Veja aqui no Brasil 123, 4 dicas que vão te ajudar a entender como combater o estresse de forma efetiva.

O estresse costuma deixar o indivíduo irritado, sem paciência e impede que ele realize as atividades do dia a dia com eficiência. Além disso, o estresse pode desencadear alguns sintomas como insônia e ansiedade. Se você tem sofrido com o estresse de forma contínua, veja as dicas abaixo e entenda o que deve ser feito para ter um dia mais tranquilo com as emoções controladas.

Como combater o estresse de forma efetiva

Agora que você entendeu que o estresse pode atrapalhar sua produtividade para realizar as pequenas tarefas do dia a dia, veja aqui 4 dicas que vão ajudar a combater o estresse de forma efetiva:

Para combater o estresse converse e compartilhe

Muitas pessoas são mais reservadas e não gostam de compartilhar seus sentimentos com os outros, porém, é importante conversar com uma pessoa na qual confie e dizer o que está sentindo. Falar aquilo que você está sentindo faz bem para a sua saúde mental e melhora o estresse.

Uma dica para aliviar os sintomas que o estresse causa é realizar a respiração profunda abdominal. Para isso, é necessário inspirar o ar pelo nariz, contando até 5 e, em seguida, expirar pela boca, contando até 10.

Faça exercícios

A realização de atividade física é muito importante no controle do estresse. Pois, ao realizar exercício físico ocorre a liberação de endorfina, e a endorfina proporciona a sensação de tranquilidade e bem-estar.

Além disso, alguns estudos dizem que na realização de atividade física, além da liberação de endorfina, há um aumento da confiança e autoestima. No momento do exercício as pessoas costumam se desligar das preocupações e se concentrar no próprio corpo, isso é importante para relaxar a mente, afinal, mente e corpo estão intimamente ligados.

Realizar exercícios que promovem o relaxamento muscular é fundamental. Isso porque nas situações de estresse a musculatura costuma ficar tensionada. Para ajudar a relaxar os músculos você pode pedir alguém para realizar massagens na área mais tensa do corpo.

Defina limites

Você não deve sair por aí dando conta de tudo o que lhe é proposto. Afinal, você não é uma máquina, e nem as máquinas devem ser sobrecarregadas. Aprenda a dizer “não” e aceite apenas aquilo que está dentro dos seus limites. Isso te deixa mais tranquilo e te ajuda a controlar o estresse.

O estresse costuma deixar o indivíduo irritado, sem paciência e impede que ele realize as atividades do dia a dia com eficiência - Reprodução AdobeStock
O estresse costuma deixar o indivíduo irritado, sem paciência e impede que ele realize as atividades do dia a dia com eficiência – Reprodução AdobeStock

Tenha um tempo só para você

Reserve, portanto, um tempo para ficar sozinho fazendo aquilo que você gosta. Muitas pessoas ficam extremamente sobrecarregadas e, para dar conta de tudo, acabam abrindo mão dos momentos de lazer. Mas, não faça isso. Reserve um tempo para ler um livro, passear no parque, sair com os amigos, enfim, deixe um momento reservado para que você possa fazer aquilo que gosta.

Avalie o Artigo:
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.