Quando dizem que comer embutidos faz mal, você acredita? Possivelmente você já tenha ouvido falar dos perigos de consumir esses alimentos ultraprocessados, não é mesmo? Pensando nisso, vamos falar abaixo sobre os riscos de se consumir alimentos como salsichas, linguiças e até mesmo bacon tão querido por muitos.
Muitos não sabem ou até ignoram, mas os alimentos embutidos são extremamente prejudiciais à saúde em diversos aspectos. Como estão presentes em nosso dia a dia, é sempre bom saber tudo sobre o que estamos consumindo e, para ajudar, vamos falar sobre tudo que você precisa saber sobre esses alimentos e por que comer embutidos faz mal.
Em primeiro lugar, saiba que os alimentos embutidos são aqueles que as carnes passam por algum tipo de processamento em seu preparo. Em geral, o processamento é iniciado pelo salgamento, seguido pela cura e, por fim, a fermentação. Essa técnica modifica as características dos alimentos para mudar o sabor e textura deles de acordo com sua necessidade.
Em geral, esses alimentos embutidos utilizam vários tipos de carnes durante o preparo, sem contar também, que usam o sangue de animais em sua produção. Existem inúmeros exemplos de embutidos que já são comuns no dia a dia das pessoas. Tais como:
Agora que já sabemos o que são esses alimentos, vamos entender por que comer embutido faz mal, já que existe um motivo para isso, não é mesmo? Afinal, mesmo que sejam populares, os embutidos devem ser evitados por causa dos prejuízos que eles trazem para a nossa saúde e porque apresentam quantidade irrisória de nutrientes.
Ademais, como são extremamente calóricos, esses alimentos acabam levando ao ganho de peso, mas o problema maior está na quantia de aditivos químicos usados em sua preparação. Por ter muito sódio, os embutidos geram diversos problemas para quem é hipertenso, por exemplo. Além disso, outro ponto que prejudica a saúde é o nível alto de gordura desses alimentos que causam o acúmulo de colesterol alto no sangue (LDL).
De acordo com a OMS, comer embutido faz mal para saúde porque eleva o risco de câncer no intestino. Por isso, quanto maior a ingestão desses alimentos processados, mais chances de surgir complicações como essa em seu organismo. Portanto, veja logo abaixo como consumir embutidos de forma mais responsável para minimizar os riscos.
Os alimentos embutidos são aqueles que as carnes passam por algum tipo de processamento em seu preparo – Reprodução AdobeStockPara falar a verdade, o embutido deve ser cortado do seu cardápio, mas é certo que muitas pessoas não fazem isso. Portanto, se você é um desses amantes de embutidos, saiba que não precisa cortar de uma vez da sua dieta, mesmo que com o tempo isso seja o melhor a ser feito.
Para consumir de forma mais responsável, comece ingerindo cerca de 50 gramas por dia e vá reduzindo até parar de vez de consumir alimentos embutidos.
O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…
O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…
Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…
Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…
Além do valor regular do Bolsa Família, haverá um adicional de R$ 108 referente ao…