Comentarista Zé Elias pega pesado sobre caso Sidcley

0

O comentarista esportivo do Grupo Disney, Zé Elias, ex-jogador de futebol, formado nas categorias de base do Corinthians, aproveitou seu espaço no programa Futebol na Veia da ESPN Brasil para cobrar os motivos da demora do afastamento do lateral-esquerdo Sidcley, que está emprestado ao clube até o final do ano.

Zé Elias Foto Wikipedia
Zé Elias / Foto: Wikipedia

Mas a contundência do jogador há de ser vista com cautela, visto que, além do conhecimento sobre futebol, Zé Elias, casado com uma psicóloga, entende que uma situação deste tipo de exposição pode causar danos à imagem de uma pessoa. Portanto, não sendo o mais adequado partir para esse tipo de ofensiva.

Por sua vez, os demais debatedores foram mais ponderados, seguindo a linha mestra do jornalismo, de evitar entrar em polêmicas desmedidas que possam redundar em incômodos posteriores. Mas o antigo volante que já esteve em problemas com a justiça por questões relacionadas a pensão alimentícia, dos filhos do primeiro casamento do jogador, mostram que não é possível saber tudo.

Contundência de ex-jogadores conflita com princípios jornalísticos?

A antiga polêmica entre comentaristas voltados para o lado boleiro e jornalistas mais cautelosos é presente até hoje. Mesmo que as faculdades de jornalismo tenham surgido bem depois do comentário esportivo e do jornalismo em si. E que desde Domingos da Guia, na antiga Jovem Pan, tenhamos grandes figuras do futebol nos microfones.

Ocorre que o avanço das relações mostra que nem sempre o chamado popular papo reto funciona e algumas ordens tem de ser respeitadas para não entrarmos em problemas mais graves. Como é o caso de repercussões para além do campo desses comentários.

Normalmente a truculência no falar gera desconforto e, dessa forma, pode causar reações proporcionais em foros mais apropriados, os quais vão além do papo de bar, da briga de torcedores e do falatório das ruas das cidades. Aí entram os assessores dos jogadores, nas mais variadas áreas, para coibir esse tipo de rompante daqueles menos precavidos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.