Comemoração do Dia do Sapateiro

Hoje é Dia do Sapateiro! Saiba mais sobre essa data comemorativa!

0

Hoje, 25 de outubro, celebra-se o Dia do Sapateiro!

Sendo assim, vale lembrar como o trabalho desse profissional é cheio de habilidade, precisão e delicadeza.

Nos dias de hoje acabamos nos esquecendo do trabalho do sapateiro, isso porque indústrias realizam centenas e milhares de sapatos em uma velocidade avassaladora.

No entanto, o sapateiro tem o dom de realizar um sapato cheio de personalidade. Dessa forma, trabalho do sapateiro é realizar não só um simples tênis ou calçado, mas também uma obra de arte totalmente artesanal.

O que faz o sapateiro?

Como já sabemos, o sapateiro é o profissional que confecciona um calçado totalmente à mão. Além disso, ele também realiza os mais diversos tipos de reparo em calçados.

Saiba que a profissão de sapateiro é uma das mais antigas no mundo. Isso porque o ser humano descobriu que precisava de proteção para os pés há muito tempo.

Sendo assim, surgiu o trabalho do sapateiro, incialmente sem nenhuma estética. No entanto, depois de algum tempo as pessoas começaram a perceber que era possível aliar algo que protegeria os pés e também trouxesse beleza para a vestimenta.

Embora hoje em dia essa profissão não seja tão comum, ainda existem muitos sapateiros fazendo seu trabalho artesanal e especial sob encomenda.

A data comemorativa

Comemoramos o Dia do Sapateiro hoje por conta de dois santos: São Crispiniano e São Crispim.

Esses são os santos considerados os padroeiros dos sapateiros. De acordo com o que se contam, esses dois santos eram cristãos que viviam na França.

Durante o dia eles pregavam o cristianismo nas ruas e à noite trabalhavam como sapateiros para conseguirem se alimentar.

No entanto, os irmãos foram assassinados pois na época do império romano os cristãos eram perseguidos fortemente.

Sabemos que até hoje essa é uma das profissões mais conhecidas do mundo. Parabéns à todos os sapateiros pelo seu dia!

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.