Comemoração da Criação da Cruz Vermelha

Saiba mais sobre a história dessa instituição!

0

Se você ainda não conhece a Cruz Vermelha, saiba que o seu principal objetivo é promover ações humanitárias e beneficentes em todo o mundo. Hoje, 26 de outubro acontece a comemoração da Criação da Cruz Vermelha.

Dessa forma, sabemos que mesmo nos dias atuais, com toda a tecnologia soluções de problemas de redes, softwares e hardwares, ainda precisamos aprender muito com a Cruz Vermelha.

Isso porque desde o século XIX a Cruz Vermelha trabalha para melhorar a vida das pessoas, ajudando inicialmente durante as guerras, auxiliando os feridos.

Sendo assim, a data de hoje nos ajuda a perceber que somente por conta de entidades como essa, é possível enxergar a luz a partir de ações que trazem benefícios reais.

A Criação da Cruz Vermelha

Como já sabemos, a Cruz Vermelha surgiu no século XIX. Essa foi a época de grandes guerras nacionalistas.

Sendo assim, avançava então o melhoramento da tecnologia bélica, deixando cada vez mais mortos nos campos de batalha.

No entanto, não haviam recursos nessa época para fornecer ajuda ou prestar socorros e atendimento médico para os feridos de guerra.

Dessa forma, muitos soldados morriam nos campos de batalha, agonizando durante horas a fio.

Os suíços Jean Henri Dunant e Gustave Moynier tiveram a ideia de criar uma entidade para prestar socorro principalmente à esses feridos.

Essa ideia surgiu no ano de 1863. Isso porque em 1859, Henri Dunant avistou em um vilarejo na Itália, vários soldados feridos após a Batalha de Solferino.

A partir desse momento, Dunant organizou um mutirão para cuidar daqueles homens feridos de guerra.

Jean Henri Durant transformou a passagem desse dia em um livro. A publicação do mesmo aconteceu em 1862.

Gustave Moynier leu o livro de Dunant que retratava aquela experiência do mutirão que auxiliou os feridos na Itália. Na época, Gustave já era organizador de uma pequena entidade beneficente.

Sendo assim, entre os dias 26 e 29 de outubro do ano de 1863, os dois e também mais algumas pessoas que possuíam os mesmos interesses, se reuniram para criar assim, essa entidade humanitária que conhecemos hoje como a Cruz Vermelha.

Essa é a Comemoração da Criação da Cruz Vermelha!

Saiba mais também sobre o Dia das Nações Unidas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.