Nesta segunda-feira (12), o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e o senador Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), que preside o colegiado, marcaram para o dia 21 de junho, quarta-feira da próxima semana, a sabatina pela qual Cristiano Zanin Martins, indicado a uma cadeira no Supremo Tribunal Federal (STF), deverá passar na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado.
Com a data marcada, o indicado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao Supremo Tribunal Federal (STF), Cristiano Zanin, deve começar a desfazer o nós para que sua indicação seja aprovada.
Nas últimas semanas, o indicado do presidente Lula dedicou seu tempo a observar as interações entre os legisladores nos bastidores. Ele já visitou senadores da oposição, como os líderes oposicionistas Rogério Marinho (PL-RN) e Carlos Portinho (PL-RJ). No entanto, a turnê desta semana deve se concentrar principalmente nas bancadas, prova disso é que, para terça-feira (13), Zanin já possui reunião marcada com a liderança do PSD. Além disso, há a expectativa de que Zanin se encontre com a bancada do MDB.
Além disso, nesta semana, o senador Weverton Rocha (PDT-MA) oferecerá em sua residência um jantar ao indicado com a presença de diversos senadores. É possível comparecerem até parlamentares de oposição. Assim, deseja-se um clima favorável para que a aceitação por parte de Zanin da vaga deixada pelo ministro Ricardo Lewandowski, que se aposentou em 11 de abril, seja menos complicada.
Zanin participou da defesa de Lula durante a Operação Lava Jato, o que levou à sua captura. Nos últimos anos, Zanin tornou-se amigo do presidente. Foi ele o responsável por lançar os argumentos jurídicos que libertaram o petista da prisão. Além disso, ele também é autor do pedido de suspeição do então juiz da Lava-Jato e agora senador pelo Paraná, Sergio Moro (União). Desse modo, foi a partir da atuação de Zanin que o STF reestabeleceu os direitos políticos de Lula, no qual a Comissão de Direitos Humanos das Nações Unidas reconheceu que a prisão de Lula, violou o devido processo legal e que, por isso, a proibição de participar da eleição violou os direitos políticos do atual presidente.
Vale destacar que, à época da indicação, no início deste mês, o nome do advogado foi elogiado por ministros da Corte. Os ministros Luiz Luiz Fux e Nunes Marques consideraram “ótima” a indicação. Luís Roberto Barroso classificou a atuação de Zanin como “de elevada qualidade profissional” em casos que tramitaram no STF. “Da minha parte, será muito bem-vindo”, afirmou. Por fim, o ex-ministro Ricardo Lewandowski, titular da cadeira hoje vaga no Supremo, disse que Zanin será “um magistrado competente e imparcial”.
O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…
O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…
Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…
Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…
Além do valor regular do Bolsa Família, haverá um adicional de R$ 108 referente ao…