Em geral, a grávida começa a notar que o bebê está se mexendo entre a 16° e a 20° semana, ou seja, entre o 4° e o 5° mês de gravidez. Mas, na segunda gravidez, as mães podem notar o bebê se mexendo bem antes disso. No geral até o final do primeiro trimestre, devido a experiência que tiveram na primeira gestação.
A sensação de que o bebê está em movimento é semelhante ao termo borboletas no estômago. Mamães também relatam que sentem como se fossem bolhas de ar vibrando dentro da barriga. Outras comparações são peixes nadando, gases, fome, ronco no estômago. Por isso, mães de primeira viagem que sentem esses movimentos e não entendem, saibam que é seu filho mexendo.
Muitas mães não veem a hora de sentir o bebê se mexendo e, para isso, vamos falar agora como é possível sentir o movimento do seu filho. Afinal, a sensação prazerosa que as mulheres sentem ao notar que seu bebê está se movimentando conforta e deixa-as mais aliviadas. Por isso, fique relaxada e siga os passos abaixo:
A calma é muito importante para notar o movimento sutil de um bebê dentro da barriga. Portanto a correria do cotidiano impede que isso seja notado facilmente. Por isso, os passos acima vão te ajudar a sentir melhor e você saberá que qualquer sensação será um sinal de seu filho está dando chutes e socos dentro do saco gestacional.
Muitas mães ficam preocupadas quando notam que o bebê ainda não está se mexendo, mas isso é comum, especialmente entre as grávidas de primeira viagem. Afinal, algumas confundem a sensação diferente com cólicas leves e, desse modo, acabam não sabendo que, na verdade, o bebê que se mexeu e causou isso.
Ademais, existem algumas grávidas que estão bem acima do peso e possuem gordura abdominal acima do normal. Nesse caso, a mulher terá mais dificuldade para notar os movimentos do bebê. No entanto, caso não perceba qualquer movimento depois de 22 semanas, saiba que é importante fazer um ultrassom para avaliar o desenvolvimento dele.
Se você notou que o bebê tem parado de se mexer, saiba que isso pode ser algo transitório. Mas uma real redução dos movimentos é um sinal de risco em sua gravidez. A cada 4 casos de gravidez, uma mulher relata essa condição de diminuição dos movimentos e isso pode ser causado pela insuficiência placentária, ameaça de parto prematuro e feto pequeno para a idade gestacional dele. Então caso isso esteja ocorrendo com você busque logo ajuda médica.
Agora que você já sabe com quantos meses o bebê começa a mexer na barriga, relaxe, e aproveite cada momento da sua gestação.
O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…
O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…
Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…
Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…
Além do valor regular do Bolsa Família, haverá um adicional de R$ 108 referente ao…