Com alta busca por Auxílio, cresce pressão por programa de renda básica

De olho na aprovação popular, deputados e senadores já começam a traçar estratégias para aprovar novo programa social

1

A alta procura popular pelo novo Auxílio Emergencial fez esquentar o debate sobre a possível necessidade de criação de um programa de renda básica. Seria um programa fixo, nos moldes do Bolsa Família, mas com o alcance do Auxílio Emergencial.

Essa está longe de ser uma ideia nova. Ao longo das últimas décadas vários políticos de renome tentaram levar esse assunto para frente. Mas o fato é que nenhum deles teve muito sucesso.

Com o Auxílio Emergencial batendo na porta, essa pressão está ganhando cada vez mais corpo. No Congresso, há até uma comissão mista que debate a criação de um programa de renda básica fixa para famílias carentes.

Embora esse programa também não colecione muitos frutos, ele está ganhando cada vez mais adeptos. Aliás, o próprio Governo Federal vem flertando com a ideia nos últimos tempos.

Renda Básica

No final do ano passado, quando o Planalto pagava as últimas parcelas do antigo Auxílio Emergencial, já se falava sobre a possibilidade de criação do programa Renda Brasil. Seria esse portanto o programa de renda básica do Governo. Mas essa ideia não foi para frente.

Logo depois de idas e vindas, o mais provável é que o Governo paute a criação de uma evolução do Bolsa Família. O novo programa teria semelhanças com o atual Bolsa Família. Mas a ideia do Governo é atender mais pessoas. 

Seja como for, o Governo ainda não se decidiu sobre o tema. O próprio Ministro da Economia, Paulo Guedes, disse recentemente que a ideia do Renda Brasil está de pé.

De acordo com informações da Fundação Getúlio Vargas (FGV) cerca de 60 milhões de pessoas estão sem nenhum tipo de renda no país neste momento. Um projeto de renda básica serviria para atender justamente este público.

Leia mais: Impacto do Auxílio no comércio deverá ser menor este ano, diz CNC

Leia Também:

1 comentário
  1. […] Com alta busca por Auxílio, cresce pressão por programa de renda básica […]

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.