A Escoliose Idiopática Severa é uma condição crônica e progressiva, caraterizada pela inclinação lateral da coluna levando a uma rotação das vértebras.
Esta inclinação, geralmente deixa a coluna em formato de S, que varia de 25 até mais de 45 graus.
Segundo estimativas da Organização Mundial de Saúde, a Escoliose Idiopática Severa chega a afetar 2 a 3% da população mundial.
Quando não tratada corretamente pode aumentar o risco de perda de mobilidade.
Além disso, muitos indivíduos que possuem esse tipo de escoliose vivem com a constante dor, principalmente, quando a condição foi negligenciada na adolescência. Isso porque, a Escoliose Idiopática Severa costuma aparecer antes da puberdade em até 85% dos casos.
Mais frequente no público feminino, a Escoliose Idiopática Severa ainda não possui uma causa definida, entretanto, acredita-se que fatores hormonais e do cromossomo X possam estar envolvidos. Além disso, o histórico familiar é um forte indício, portanto, quem possui pais ou irmãos com escoliose, deve se atentar.
Para identificar a escoliose é simples, basta pedir ao indivíduo que incline o tronco a 90 graus, a fim de visualizar a linha da coluna vertebral. Caso esta linha não esteja totalmente reta, é confirmada a alteração. Esta avaliação é denominada como teste de Adams.
Vale destacar, que o grau da irregularidade é que irá determinar a gravidade da escoliose e logo, o tipo de tratamento recomendado.
A avaliação ortopédica é fundamental para designar o tratamento adequado, que se diferencia, de acordo com o grau de escoliose, como os exemplos abaixo:
Além disso, quando a irregularidade atinge mais de 100 graus pode haver deformações intratáveis nos pulmões, coração, órgãos abdominais, podendo encurtar a sobrevida do paciente e ser esteticamente estigmatizante.
O tratamento precoce pode evitar a progressão em mais de 70% dos casos.
Além da irregularidade Idiopática Severa, há outros tipos de escoliose estruturais, como a neuromuscular , congênita e a postural.
Leia também: Dormir de lado e praticar exercícios podem ajudar a aliviar as dores na coluna durante a gravidez
O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…
O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…
Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…
Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…
Além do valor regular do Bolsa Família, haverá um adicional de R$ 108 referente ao…