Coletor Menstrual: o que é, vantagens e como usar

0

O Coletor Menstrual ficou famoso nos últimos anos por ser uma opção mais sustentável para o meio ambiente. Ele produz menos plásticos, já que apenas um copinho pode ser utilizado por 5 anos ou mais. Feito com silicone hipoalergênico, pode ser utilizado por 12 horas dependendo do fluxo de sangue. Vale destacar que ele não altera o pH da vagina e também não causa alergia, sua função é de apenas segurar o fluxo.

Diferente dos absorventes internos, deve ser inserido apenas na entrada da vagina e não no fundo dela. Além disso, não libera substâncias tóxicas e micro plástico como o OB. No começo, talvez seja difícil se adaptar, ainda mais se a mulher possui uma relação de tabu com o próprio corpo. Será necessário se tocar, literalmente, para descobrir qual o tamanho e também para colocar e tirar.

Pensar na geração futura é pensar em nós, passando para frente os aprendizados. Existem muitas opções mais sustentáveis e que podem substituir o absorvente de plástico e uma delas, além do coletor menstrual, é o absorvente ou calcinha de pano própria para fluxos menstruais.

As opções comuns existentes no mercado, além de permanecerem por mais de 150 anos no meio ambiente sem serem decompostos, possuem:

  • substâncias químicas
  • látex
  • gel
  • bisfenol
  • dioxina
  • cola
  • perfume
  • pesticidas
  • agentes branqueadores

Você talvez esteja se perguntando: como assim “pesticidas”? É isso mesmo: para cultivar o algodão de um OB é necessário fazer o uso de pesticidas contra as pragas de uma colheita.

Mais de 150 anos no meio ambiente

O plástico usado na composição dos absorventes demora mais de 150 anos para decompor na natureza. Então, imagine uma mulher que possui 12 ciclos em um ano e usa dois por dia. Em um ano, com o ciclo de 5 dias, seriam 120 absorventes. Imagine essa conta para o número de mulheres no mundo inteiro. É assustador, não é?

Como funciona o coletor menstrual?

O coletor menstrual funciona através do vácuo. Você deve inserir ele na vagina em formato de “C”, dobrado. Sendo assim, irá abrir dentro do canal e formar um vácuo. Vale ressaltar que para tirar, não é recomendado puxar pelo cabinho. Isso poderá causar lesões. Portanto, coloque o dedo no canal e empurre o coletor menstrual um pouco para o lado para que o vácuo suma e saia com facilidade.

Caso ainda esteja com alguma dúvida sobre o assunto, existem vários vídeos na Internet que ajudam a colocar e tirar. Algumas youtubers famosas como a Cátia Damasceno gravou um vídeo falando sobre ele e que é bastante interessante:

Em suma, caso queira ler mais sobre dicas de saúde, basta acessar a categoria exclusiva do site ao clicar aqui.

Avalie o Artigo:

Está "bombando" na Internet:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.