O programa CNH Social está convocando candidatos que se inscreveram. Agora, foi a vez do Estado do Acre e o Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran-AC) publicou, na edição do Diário Oficial do Estado (DOE) da última quarta-feira (25), duas listas.
Nessas listas, são 304 nomes de pessoas selecionadas para as vagas remanescentes para o programa em 2023. Sendo assim, o chamamento dos candidatos nas categorias urbana e rural, com um prazo de dez dias úteis para que eles compareçam às unidades do Detran-AC. Dessa forma, poder dar início à abertura dos processos, que são obrigatórios para ter direito às aulas teóricas e práticas gratuitas.
Em primeiro lugar, a convocação contempla selecionados na capital e no interior que faziam parte da lista de espera. São mais de 1.800 pessoas em processo ou que já concluíram as etapas para obtenção da primeira CNH e ainda, a adição e mudança de categoria.
É importante dizer que no início do mês, o CNH Social 2023 havia sido suspenso temporariamente, em razão de não ter sido aberto o exercício financeiro 2023. Esse exercício em questão, é necessário para o Detran-AC pagar as autoescolas e os centros de formação de condutores (CFCs) participantes. No entanto, na ocasião, a autarquia havia prometido a retomada do programa para o mês de fevereiro, quando será possível o empenho de notas de pagamento.
De antemão, o programa já contemplou muitos cidadãos no país, visto que a CNH Social está em vigor desde 2011. Além disso, vale lembrar que o foco principal são as pessoas de baixa renda que encontram dificuldades financeiras.
Por esse motivo, para conseguir fazer a inscrição é preciso cumprir alguns requisitos para fazer a inscrição. Assim, o programa está atrelado ao governo, portanto, o cidadão precisa estar dentro das normas. São elas:
Apesar do Governo Federal ser o responsável pela regulamentação do programa, alguns estados brasileiros ainda não estão disponibilizando a inscrição. Afinal de contas, cada estado pode decidir internamente se vai aderir ao programa ou não.
Abaixo, uma lista com os estados que estão disponibilizando:
Vale dizer que essa medida, permite que jovens consigam ter sua habilitação e assim,, possam ter mais oportunidades no mercado de trabalho. Então, abrir portas para esses jovens no setor de transporte, por exemplo.
Cada região tem seu Departamento de Trânsito (Detran) responsável pelos processos relacionados a CNH Social. Então, para adquirir o documento o candidato precisará passar por um processo seletivo.
O próprio Detran também fornece os prazos para as inscrições, lembrando que o prazo pode variar de acordo com cada estado. Sobre as datas, elas são disponibilizadas de acordo com as necessidades de cada estado. Sendo assim, o candidato precisa ficar atento as datas, bem como as vagas disponíveis.
Do mesmo modo, também é possível fazer a inscrição online no site do Detran. O primeiro passo para isso é preencher o formulário e anexar as cópias dos documentos, como:
O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…
O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…
Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…
Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…
Além do valor regular do Bolsa Família, haverá um adicional de R$ 108 referente ao…