CNH gratuita: Detran abre mais 4 mil inscrições

As inscrições estarão abertas até amanhã, domingo, 18 de outubro.

3

Mais uma grande oportunidade. De acordo com o DETRAN, estão abertas nada menos que 4.014 vagas para quem deseja obter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH Social) de forma gratuita. Desde quando a oferta foi publicada, mais de 36 mil pessoas se inscreveram. As inscrições seguem até amanhã, domingo, 18 de outubro.

Para conseguir participar é necessário ter cadastro ativo no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Veja outros requisitos necessários abaixo:

Na modalidade estadual, será necessário ter entre 18 e 25 anos e ter cursado e concluído o ensino médio na rede pública estadual.

Na modalidade urbana ou rural, os candidatos devem ter idade igual ou superior a 18 anos. Além disso, saber ler e escrever, e atender às condições estabelecidas pelo Código de Trânsito Brasileiro e pela lei estadual 20.834/2020.

Do total de vagas, 5% serão reservadas aos deficientes, com exceção das referentes à alteração para categoria D (não haverá reserva de vagas para deficientes).

Realizar inscrição

Interessados em concorrer devem acessar o portal eletrônico do Detran GO. Aqueles que forem selecionados terão direito a:

  • agendamento de prova teórica
  • exame prático
  • exame médico
  • psicológico e toxicológico, exigido para categoria D.

CNH gratuita em todo o Brasil

Pessoas de baixa renda poderão obter, de forma gratuita, a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A proposta faz parte do Projeto de Lei (PL 3.904/2019) de autoria do deputado federal Emerson Miguel Petriv (PROS-PR).

O texto sugere que o destino da CNH gratuita seja para fins profissionais. O intuito é que todo o território nacional seja alcançado pela medida. Sendo assim, a proposta deixa claro que todas as etapas para emissão do documento serão gratuitas.

“Para as camadas mais pobres da população a Carteira Nacional de Habilitação – CNH constitui uma oportunidade a mais de conseguir emprego, de exercer uma atividade econômica. No entanto, com as exigências criadas pelo Código de Trânsito em vigor o custo com aulas, exames, prova de direção e outros custos administrativos, tem constituído impedimento para esta parte da população acessar os serviços de habilitação”, disse o deputado.

Além disso, a frequência em autoescolas para a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) pode se tornar facultativa. A medida consta no Projeto de Lei 4474/20, cujo texto já está em análise na Câmara dos Deputados.

3 Comentários
  1. […] Leia também: CNH gratuita: Detran abre mais 4 mil inscrições […]

  2. Elenildo Diz

    Eu Quero

  3. […] Centenas de funcionários de autoescolas do Rio de Janeiro participaram de um protesto na frente da Assembleia Legislativa do estado. Eles pedem a contratação de mais pessoas para trabalhar nas autoescolas do estado pelo Detran. Ou seja, um apoio no trabalho. […]

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.