Clubhouse: por que nova rede social de áudio provoca polêmica na China

Clubhouse é uma rede social que funciona através de áudios na China. Contudo, muitos usuários vêm reclamando das interrupções causadas durante o funcionamento. Alguns temem que o novo aplicativo seja bloqueado devido ao novo “Grande Firewall” do Estado chinês.

Ela vinha sendo usada com maior frequência no  Vale do Silício, mas explodiu na China como tendência  e todos baixaram para que pudessem usar. Ao contrário de alguns aplicativos chineses, essa opção não era censurada, o que abriu espaço para uma série de discussões sobre assuntos importantes. As autoridades mantêm cuidado significante com tudo o que é publicado e anunciado na internet. Dessa forma, limitam a visibilidade das publicações em inúmeros tópicos diferentes. 

Contudo, os áudios do Clubhouse não são gravados e permitem ao usuário certa privacidade durante as conversas. Repórteres do Jornal BBC News encontraram um grupo com milhares de participantes conversando de forma educada sobre algumas razões separatistas que são delicadas para Pequim e Taiwan. Como consequência, abordavam temas sobre os possíveis benefícios e malefícios de uma democracia.  Alguns ainda contaram qual foi a experiência de visitar parentes dos locais separados pela primeira vez. 

A rede social ficou ainda mais popular e permite apenas que usuários convidados possam participar. Segundo o jornal Financial Times, cada convite chegou a custar cerca de US$ 77 (cerca de R$ 410) cada. 

China tomando as devidas providências contra Clubhouse

Nesta segunda-feira (8/2), inúmeros usuários afirmaram que o aplicativo sofreu interferências de forma simultânea. O Clubhouse não se manifestou oficialmente sobre o possível bloqueio que poderia ter atingido um dos maiores públicos alvos.  Ainda não há informações concretas. Mas, para Allan, a situação está cada vez mais óbvia: mais de 100 mil usuários do Weibo, rede social famosa no país, publicaram a  hashtag #ClubhouseBlocked. 

O jornal Times afirmou que a plataforma estava sendo utilizada como forma de propaganda anti-China mas que, se houver um “bom comportamento”, poderá ser liberada para a população. 

Segundo o Portal IG, um convite para entrar no Brasil chega a custar cerca de R$ 360, valor consideravelmente salgado. Até mesmo no Mercado Livre já é possível encontrar convites à venda para aqueles que querem conseguir melhores oportunidades de emprego ou fazer amizades. Para quem preferir, há a oportunidade de realizar o parcelamento em 12 vezes. 

Daiane Souza

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