Atendimento Nubank: Como entrar em contato, fazer reclamação ou pedir ajuda / Imagem: Reprodução
O Nubank, um dos mais conhecidos bancos digitais no mercado financeiro brasileiro, anunciou recentemente uma movimentação que pegou muita gente de surpresa. A saber, foi o encerramento automático de algumas contas dos seus clientes.
Com isso, a medida gerou questionamentos sobre a transparência dos bancos digitais e a comunicação com os usuários a respeito de suas políticas internas.
Para quem nunca teve a curiosidade de conferir, cabe mencionar que o procedimento de abertura das contas do Nubank é relativamente simples.
Na prática, basta o usuário baixar o aplicativo (Android e iOS), preencher um cadastro com alguns dados pessoais e, em minutos, a conta está ativa para uso.
No entanto, perto do final de 2023, a instituição gerou polêmicas ao anunciar o encerramento automático de algumas contas.
A repercussão da medida adotada pelo Nubank foi rápida. Muitos clientes, pegos de surpresa pela decisão do banco, manifestaram a sua frustração e insatisfação nas redes sociais, com relatos de contas bloqueadas sem nenhum aviso prévio.
Para muitos, a situação tornou-se mais preocupante ao verificarem que o saldo presente em suas contas Nubank ficaria imobilizado por um prazo de até dez dias.
Então, diante desse cenário, o argumento expresso pelo Nubank foi de que a decisão teve como objetivo garantir a segurança das operações financeiras e cumprir os regulamentos bancários obrigatórios.
Assim, resultando no encerramento definitivo de todos os serviços do Nubank para os clientes afetados.
O Nubank alega que realiza bloqueios em situações muito atípicas, sempre para prevenir e coibir práticas maliciosas e proteger os clientes de perdas financeiras por golpes ou fraudes.
Quem não passou por uma situação dessa, pode ficar tranquilo: os casos de bloqueio são muito raros (menos de 0,1% ao mês) e você não precisa fazer nada para se prevenir de um bloqueio, basta usar sua conta do Nubank como faria normalmente.
O modelo do banco realiza bloqueios preventivos baseados em diversos fatores, como risco da transação, horário, volume, entre outros, que não abrimos por motivos de confidencialidade e propriedade industrial, para que pessoas mal intencionadas não se aproveitem dos modelos de análise.
Assim, o chamado “padrão” se refere a comportamentos baseados em toda a base de clientes.
Existem alguns motivos que podem levar a um cancelamento da conta por parte do Nubank, todos previstos em contrato. Alguns deles são:
O cancelamento da conta pode acontecer se, depois de 12 meses consecutivos, não houver nenhuma atividade nela – isso inclui depósito, transferência, gerar boleto. Contudo, caso isso aconteça, não se preocupe! Você pode abrir a sua conta do Nubank, novamente, direto pelo aplicativo.
Quando os dados pessoais e informações apresentam alguma inconsistência ou irregularidade, na hora da criação da conta ou em outros momentos, a conta pode ser cancelada ou bloqueada por um período.
Por isso, a orientação é confirmar os dados antes do envio. Ainda mais, envie fotos legíveis do documento – isso evita que o processo para abrir sua conta seja mais demorado.
Além disso, quem, por algum motivo, tiver o CPF suspenso, cancelado, nulo – enfim, irregular –, pode ter a sua conta cancelada.
A conta do Nubank é um produto voltado para pessoa física. Quando algum cliente começa a usá-la para fins comerciais, por exemplo, ou quando se identifica que o uso da conta é incompatível com a renda declarada do cliente, o cancelamento pode acontecer. O motivo, nesses casos, é um caso de desinteresse comercial.
Se alguma movimentação ou ação realizada na conta do Nubank apresentar caráter suspeito de violação às normas estabelecidas em contrato, ou a lei, o cancelamento pode acontecer. Mas fique tranquilo: essas são situações específicas.
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