5 dicas de redação que serão importantes na sua vida

Pois escrever uma excelente redação é algo que vai além dos processos seletivos

0
Os ensinamentos para uma boa redação devem estar na ponta do lápis
Escrever uma boa redação é algo que pode ser decisivo na sua vida

 

Pode ser em um concurso público, em uma seleção profissional, ou mesmo no ENEM, escrever uma boa redação sempre conta como um diferencial. Afinal, dentro de uma redação pode-se medir uma variedade de competências. Da sua compreensão da língua portuguesa, passando pelo entendimento de temas atuais, até a sua capacidade de comunicação.

Pois uma excelente redação é justamente aquela que transmite uma ideia de forma mais compreensível e acessível. Ela assume que deve ser o mais clara possível para que o leitor a compreenda integralmente. Isso conforme uma redação existe como um jogo de convencimento. O melhor redator é exatamente aquele que é capaz de passar ao leitor a seriedade do seu argumento.

Para não falar que as lições tiradas de uma redação vão além dos testes de seleção. No fim, o domínio de uma boa escrita é algo que irá acompanhar você ao longo de sua vida acadêmica ou profissional. Seja para redigir um relatório, um artigo ou uma tese, as competências apreendidas em uma redação sempre estarão presentes na hora de escrever.

A seguir daremos algumas dicas de como melhorar sua capacidade de escrever uma redação.

1 – Mantenha-se atualizado

Antes da escrita propriamente dita, uma redação é o conteúdo que ela transmite. Logo, quanto maior o conhecimento que você tiver sobre uma variedade de temas, melhor será sua redação. Portanto, é imprescindível que você leia muito. Isso vale especialmente para as informações mais atuais. Acompanhar os jornais e sites de credibilidade oferecem as notícias que muitas vezes são exigidas para a ponta do lápis do redator.

2 – Escreva de forma clara

Depois de absorver o conteúdo, agora é hora de se preocupar com a escrita. A primeira coisa que se deve ter em mente é que a redação servirá de filtro para o conhecimento que você adquiriu. Afinal, como muito dos temas perpassam certa complexidade, é tentador usar termos difíceis também na hora de escrever. Mas isso é problemático. Pois você se dirige a um leitor supostamente leigo, porém com vontade de conhecer sobre o assunto. Logo, utiliza palavras simples para aprimorar a comunicação com o leitor.

 3 – Não use clichês

Agora não é por assumir que o leitor seja leigo que você vai subestimar a inteligência dele. Pois ele quer justamente conhecer mais e melhor sobre o tema tratado. Isso o motiva a ler o texto que você escreveu na esperança de encontrar um argumento diferente e bem apresentado. Por isso, é importante que nunca utilize clichês linguísticos para compor sua redação. Caso contrário, o leitor irá perceber que você o trata como um tolo e isso só irá depor contra sua escrita.

4 – Evite frases longas

Na maioria das vezes uma ideia é melhor expressada com o mínimo de palavras. É verdade que muitas vezes uma redação para processo seletivo estabelece um mínimo de palavras ou linhas para você escrever. Mas alongar demais as frases acaba sendo imprudente. Não apenas deixa o texto mais cansativo de ler, como também enfraquece o conteúdo. Assim, procure utilizar sentenças mais curtas sempre que possível.

5 – Olho no português

Finalmente chegamos àquela que talvez seja a dica mais lembrada na hora de escrever uma redação. Pois se alinhar com a gramática é necessário para deixar sua redação apresentável para o leitor. Logo, sempre fique atento para a concordância do texto. Observe a acentuação.  Evite frases truncadas.

Essas são dicas bem básicas para você encarar o desafio de escrever uma redação. Lembre-se que isso não é apenas um aprendizado momentâneo para utilizar em uma prova. Pois uma escrita decente é algo que vai lhe acompanhar para construir a sua reputação.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.