Cigarro prejudica a saúde bucal: confira os perigos

O cigarro é considerado a principal causa evitável de morte no mundo segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Além disso, é uma doença crônica, considera-se como um problema de saúde pública. Assim, sabe-se que o cigarro possui mais de quatro mil substâncias tóxicas que podem causar diversos problemas de saúde.

Por exemplo, a nicotina que causa a dependência e o alcatrão que pode causar vários tipos de câncer. Além disso, o cigarro influencia o sistema respiratório e cardiovascular, podendo desencadear doenças nesses aparelhos. A saúde bucal não fica para trás. Entre os principais malefícios do tabaco para a saúde bucal estão: câncer de boca, halitose, doença periodontal e manchas.

Doença Periodontal

Trata-se de uma doença inflamatória crônica da gengiva ou dos tecidos da mucosa próximos aos dentes. Por causa disso, o organismo promove uma reabsorção óssea, consequentemente os dentes ficam moles. Além disso, pode acontecer a exposição das raízes dentárias. Tudo isso, é causado por bactérias que em fumantes tendem a ser mais agressivas.

A gravidade da Doença Periodontal tem relação com a quantidade de cigarros que a pessoa fuma por dia.

Cigarro prejudica a saúde bucal – Reprodução Canva

Halitose

O normal é que o hálito seja inodoro ou pouco sentido pelas pessoas em volta. O cigarro é o principal fator do mau-hálito de causa local. Pois, a má higiene associa-se à fumaça do cigarro e produz um cheiro desagradável. Além disso, o cigarro também reduz a produção da saliva que auxilia na limpeza da boca.

Por causa disso, os fumantes podem sofrer prejuízos também sociais. Visto que, o hálito influencia diretamente as relações interpessoais.

Manchas

Algumas substâncias conseguem ultrapassar a superfície do dente e manchá-las. Assim, a nicotina do cigarro é uma dessas substâncias. Dessa forma, ao acumular-se na superfície do osso, a nicotina deixa uma mancha escura. Porém, não só os dentes, mas a própria gengiva pode também apresentar manchas. Essas condições são conhecidas como melanose do fumante.

Após cessar o tabagismo, é comum que as manchas desapareçam aos poucos. Mas, é possível que algumas delas permaneçam por até três anos após parar de fumar.

Câncer

O câncer muitas vezes é a soma de todos os problemas causados pelo cigarro. Assim, o câncer de boca costuma ser agressivo e destrutivo. Além disso, possui alta capacidade de metástase, ou seja, de se espalhar e desenvolver em outro lugar do corpo. De qualquer modo, o fato da boca ser o primeiro local de contato com o cigarro, faz dela o primeiro sítio de neoplasia.

As substâncias cancerígenas liberadas pelo cigarro e as altas temperaturas do cigarro aceso favorecem o câncer. Dessa forma, o câncer pode surgir como feridas em região dos lábios, gengivas, faringe e até esôfago. Vale lembrar que o risco de desenvolver o câncer de boca varia conforme o tipo de cigarro.

Logo após fumar por muito tempo, o risco de desenvolver o câncer de boca só se reduz após dez anos de cessação. Logo, somente após esse tempo é que a pessoa terá o risco de câncer de boca semelhante aos não fumantes.

Karla Camacho

Recent Posts

Você usa bicarbonato de sódio errado? Veja o erro que pode custar caro!

Você já ouviu dizer que o bicarbonato de sódio é um santo remédio para plantas?…

57 minutos ago

Confira o calendário do programa Mães de Pernambuco 2025

O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…

1 dia ago

Pé-de-Meia Licenciaturas: o que você precisa saber sobre as regras de manutenção

O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…

2 dias ago

Bolsa Família e Auxílio Gás: veja as datas de pagamento do mês de agosto

Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…

3 dias ago

PIS/PASEP: Pagamento final do abono salarial é realizado nesta semana – confira se você tem direito

Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…

1 semana ago

Descontos ilegais: INSS devolve R$ 1 bilhão a beneficiários afetados

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…

1 semana ago