Cientista político diz que aliança entre Bolsonaro e Moro é conveniente para ambos

O segundo turno das eleições presidenciais serviu para unir novamente o ex-juiz Sergio Moro (União Brasil) e o atual presidente da República Jair Bolsonaro (PL), que romperam a relação em abril de 2020 quando o até então ministro da Justiça deixou o cargo alegando uma tentativa do chefe do Executivo de interferir na Polícia Federal (PF).

Na visão de Miguel Lago, cientista político e professor da Universidade de Columbia, a volta da aliança dos dois, que trocaram farpas desde o rompimento, é “conveniente” para ambos. De acordo com o especialista, em entrevista ao canal “CNN Brasil”, a união dos políticos é benéfica para Bolsonaro, pois faz com que o chefe do Executivo consiga atrair “o resto de uma Lava Jato que não era totalmente bolsonarista e agora adere, reforçando o caldeirão antipetista”.

Por outro lado, o cientista político pontua que Sergio Moro estaria “apostando na derrota de Bolsonaro”. O objetivo: ser seu sucessor, sobretudo nas eleições presidenciais de 2026 – o ex-juiz jamais escondeu sua intenção de ser candidato à presidência. Ele inclusive tentou nas eleições deste ano, mas foi barrado pelo União Brasil, que optou por Soraya Thronicke.

“Também é muito conveniente para o Moro porque acho que ele está apostando na derrota do Bolsonaro e que ele possa, em algum lugar, ser o futuro dessa extrema-direita, mais uma vez, menosprezando o Bolsonaro”, disse Miguel Lago neste domingo (23).

Em outro momento da entrevista, o especialista pontuou que Sergio Moro, assim como o governador de Minas Gerais Romeu Zema (Novo) que, de acordo com ele segue o mesmo caminho, terá dificuldade em se colocar como sucessor do atual presidente. “O Bolsonaro tem muita força, esses caras não vão conseguir cooptar o movimento do Bolsonaro”, opinou o cientista político.

No sábado (22), Bolsonaro foi questionado sobre sua aliança com Sergio Moro. Na ocasião, ele afirmou que “mais importante é o destino do Brasil”. “Sergio Moro conhece muito bem o que aconteceu ao longo desses 14 anos de PT. Foi o homem que conduziu o inquérito que mostrou o quão entranhada estava a corrupção no Brasil”, disse o presidente.

Leia também: Neymar participa de live de Bolsonaro: “Bolsonaro reeleito, Brasil campeão e todo mundo feliz”

Alisson Ficher

Recent Posts

Você usa bicarbonato de sódio errado? Veja o erro que pode custar caro!

Você já ouviu dizer que o bicarbonato de sódio é um santo remédio para plantas?…

3 horas ago

Confira o calendário do programa Mães de Pernambuco 2025

O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…

1 dia ago

Pé-de-Meia Licenciaturas: o que você precisa saber sobre as regras de manutenção

O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…

2 dias ago

Bolsa Família e Auxílio Gás: veja as datas de pagamento do mês de agosto

Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…

3 dias ago

PIS/PASEP: Pagamento final do abono salarial é realizado nesta semana – confira se você tem direito

Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…

1 semana ago

Descontos ilegais: INSS devolve R$ 1 bilhão a beneficiários afetados

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…

1 semana ago