Cidadãos podem fazer teste sem sair do carro no Instituto Butantã hoje (01)

Testes serão gratuitos e de sorologia

0

Mais uma opção para quem deseja fazer o teste sorológico de COVID-19: o Instituto Butantã, em São Paulo, está realizando uma testagem em massa hoje (01), sem a necessidade de que os interessados precisem sair do carro.

Isso porque as equipes estão fazendo um esquema de drive thru: as pessoas encostam o carro no lugar indicado, é recolhido o material de cada um dos passageiros e basta esperar alguns minutos para o resultado.

Ações desse tipo já aconteceram em São Paulo e são vistas em diferentes lugares do país a fim de criar um inquérito sorológico, ou seja, de aumentar informações a respeito da quantidade de pessoas contaminadas.

Nesses espaços, a equipe médica também conta com pessoas aptas para dar instruções a quem testar positivo para a doença. Inclusive, há recolhimento de material para o teste mais completo, chamado de RT PCR.

Para fazer o teste no Instituto Butantã hoje, é preciso somente se dirigir ao local até às 17h, sem ser exigido levar documentos. Pessoas de todas as idades poderão fazer o teste sorológico, inclusive as crianças.

O resultado é entregue em até 15 minutos. Se for positivo, será solicitado que esse indivíduo realize também o RT PCR e, até que saia o resultado, que essa pessoa fique isolada: assim, caso ela esteja mesmo infectada, não transmitirá o vírus a ninguém até ter o resultado confirmado.

Diferença entre o teste sorológico e o RT PCR

Nem todas as pessoas sabem qual é a diferença entre esses dois exames, mas ambos são úteis para saber quem se infectou com o coronavírus.

O teste sorológico é feito com base em uma amostra de sangue, como em um exame de diabetes: o sangue é colocado em uma plataforma pequena e leva 15 minutos para saber se há a presença de anticorpos contra o coronavírus, o que indicará que essa pessoa se infectou.

Entretanto, o RT PCR se baseia em secreções que há na garganta e no nariz e indica se há infecção ativa.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.