Chupeta faz mal a saúde das crianças?

Apesar de extremamente popular para acalmar os bebês, o uso da chupeta pode trazer malefícios. Saiba mais sobre o uso do item.

1

Frequentemente, muitos pais recorrem ao uso da chupeta para acalmar os bebês. Pois, o item ajuda a suprir a necessidade dos pequenos por sucção, deixando-os mais tranquilos. Porém, essa mesma sucção já é feita no ato da amamentação, o que já é suficiente para desenvolver os músculos e movimentos necessários na criança. Por essa razão, os médicos recomendam evitar a chupeta, e oferecer exclusivamente a amamentação. A mesma deve ser feita até, pelo menos, os seis meses de idade. Apesar do alívio imediato oferecido pela chupeta, seu uso pode trazer uma série de problemas para a saúde do bebê ao longo do tempo.

Problemas ocasionados pelo uso da chupeta

Acima de tudo, o uso da chupeta oferece mais riscos à saúde da criança do que benefícios. Em primeiro lugar, diversos estudos relacionam o uso do item com uma diminuição no período de tempo em que a criança é amamentada. Essa amamentação é fundamental para a saúde e desenvolvimento da criança. Portanto, por ser um objeto que atrapalha esse vínculo, a chupeta desse ser evitada. Além disso, como o objeto possui um formato diferente do seio, a língua do bebê passa a se posicionar de uma forma que pode dificultar o aleitamento. Há até mesmo evidências de que seu uso diminuiria a produção de leite da mãe, uma vez que a criança busca menos o peito da mãe.

Igualmente, o uso da chupeta pode afetar a articulação da face da criança. Dessa forma, as estruturas da boca e do rosto podem se desenvolver de forma errada e desarmônica. Como resultado, a deglutição e a mastigação ficam prejudicadas. A fala e a respiração também podem ser afetadas, uma vez que a chupeta favorece a respiração pela boca. Desse modo, podem haver alterações na postura, sono agitado e até mesmo ronco.

Por fim, as crianças também ficam mais susceptíveis a infecções, uma vez que muitas vezes a chupeta cai no chão e não é higienizada corretamente. Em resumo, o melhor é evitar o uso do acessório pelas crianças.

1 comentário
  1. […] atuações, como brincar de casinha ou que está trabalhando, ajudam a trabalhar a compreensão da criança por meio do aprendizado. Como resultado, ela terá maior compreensão quando, por exemplo, a mãe […]

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.