Chegada do 5G no BR promete vagas no setor de TI com salários de até R$ 13 mil

Com a chegada da nova tecnologia de conexão de internet, novos profissionais estão sendo contratados

0

A chegada do 5G ao Brasil promete criar vagas de emprego no setor de TI (Tecnologia da Informação) com salários de cerca de R$ 13 mil. Uma das vagas que tem tudo para crescer é de Agile Coach, profissional responsável por implementar metodologias ágeis em grandes empresas.

Outro cargo que vai bombar com a chegada da nova tecnologia é o 5G coach, especialista que treina equipes no desenvolvimento de soluções. Essa função é necessária, pois o 5G sozinho não é capaz de resolver nenhum problema.

Veja também: Atos abre 300 vagas de emprego para trabalho presencial e home office

Quais áreas deverão trazer oportunidades?

As áreas que podem se aproveitar mais da tecnologia são: desenvolvimento, produto, TI, indústria 4.0 (fábricas mais automatizadas), agro 4.0, cidades Inteligentes e saúde 4.0. Nesses setores, será necessário dominar temas como:

Realidade virtual/aumentada ou realidade mista
Inteligência artificial
Computação de borda
IoT (Internet of Things, Internet das coisas, em inglês).

Veja também: Empresa de automação divulga novas vagas de emprego no RJ e SP

O que mais muda no dia a dia das empresas?

Será preciso diagnosticar o que o uso do 5G pode trazer de diferente para as empresas brasileiras, em um cenário novo em que o importante é trazer progresso.

Não é somente trocar uma fibra por uma conexão sem fio, tem de ir além. É necessário entender os limites e as situações adequadas para a aplicação da tecnologia, e isso não foi estabelecido ainda.

Quais profissionais podem fazer transição para 5G?

Diversas áreas serão impactadas, então não haverá restrição de profissões diante de uma novidade que precisa ser explorada. Profissionais da saúde, por exemplo, também serão impactados, pois a forma como interagem com os pacientes, como se preparam e fazem uma cirurgia passará por mudanças.

Veja também: Nubank, Bradesco e outras instituições financeiras abrem vagas de emprego

Quem atua no agronegócio poderá desenvolver novas soluções que aproveitam a capacidade de dispositivos IoT, e, dessa maneira, gerar resultados precisos e uma gestão mais eficiente de insumos e recursos naturais.

Desenvolvedores de hardware poderão atuar com dispositivos IoT para enviar informações. O profissional que trabalha com realidade virtual irá gerar uma experiência mais envolvente, com uma qualidade alta de conteúdo, atingindo diversas pessoas e de maneira realista.

Avalie o Artigo:
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.