Chefe da União Europeia é esnobada em encontro com presidente da Turquia

0

A chefe da União Europeia, Ursula von der Leyen, ficou “surpresa” depois de ficar sem uma cadeira durante uma reunião de alto nível com o presidente turco Recep Tayyip Erdogan. Imagens de vídeo mostram Von der Leyen, a primeira mulher presidente da Comissão Europeia, forçada a se sentar em um sofá próximo. A situação produziu uma cena estranha, com von der Leyen a vários metros de Erdogan e Charles Michel, presidente do Conselho Europeu.

Gafe União Europeia e Turquia
Reprodução: YouTube

Michel, um ex-primeiro-ministro da Bélgica, é de posição equivalente a von der Leyen. Mesmo assim, ele se sentou ao lado de Erdogan e não ofereceu sua cadeira. O incidente veio após a Turquia estar sob os holofotes sobre os direitos das mulheres, após se retirar da Convenção de Istambul, um tratado internacional para prevenir a violência doméstica.

Eric Mamer, o porta-voz chefe da Comissão Europeia, disse que von der Leyen estava “claramente surpresa” com a situação, mas preferiu se concentrar na “substância” da reunião e “dar prioridade aos assuntos formais”.

Líderes da União Europeia na Turquia

A chefe da União Europeia aproveitou a oportunidade para discutir os direitos das mulheres e a Convenção de Istambul com Erdogan. “Sua assertividade estava claramente em exibição”, ressaltou o porta-voz. Além disso, ela pediu à sua equipe para esclarecer o incidente e garantir que um incidente semelhante não se repita no futuro. Não houve um pedido de desculpas pelo ocorrido, conforme o porta-voz.

A equipe de Charles Michel e o pessoal da delegação da União Europeia em Ancara estiveram envolvidos nos preparativos para a reunião, bem como funcionários turcos como anfitriões. Já a equipe do protocolo de von der Leyen não voou para a Turquia devido a medidas de segurança relacionadas à pandemia do novo coronavírus.

Leia também: De olho no turismo, União Europeia apresenta ‘passaporte para vacinados’

Leia Também:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.