Chá de flor de sabugueiro: veja os benefícios incríveis da bebida

Conheça agora os todo as as propriedades benéficas que o chá de sabugueiro possui

0

Você conhece a flor de sabugueiro? Apesar do nome não ser muito comum, essa linda flor tem vários benefícios para além da sua beleza, então se você não conhece,  confira agora. Além de sua beleza natural, veja os benefícios incríveis do chá de flor de sabugueiro, uma planta que já é usada há muitos anos pelas culturas mais antigas e que pode ser ótimo para prevenção de gripes e resfriados. Confira tudo aqui no Brasil 123.

Suas flores possuem uma beleza natural que encanta, mas elas estão longe de servirem apenas para a decoração, como veremos abaixo. Também chama-se sabugueiro-da-europa ou sabugueirinho e seu uso pode ser no preparo de chás que são ótimos para o tratamento de gripes ou resfriados.

Além disso, não é apenas a flor que tem benefícios, mas as folhas e bagas que também podem ser extraídas substâncias medicinais com ações anti-inflamatórias e antivirais. Encontrado em lojas de produtos naturais ou farmácias de manipulação, o chá de flor de sabugueiro deve ser usado com orientação médica, visto que ele é considerado um remédio muito potente.

Veja os benefícios do chá de flor de sabugueiro

O sabugueiro é uma planta que pode apresentar características anti-inflamatórias e expectorantes, portanto, é muito eficaz no combate à gripe. Além disso, beneficia na melhora da circulação sanguínea, e indica-se seu chá para diversos problemas como:

  • Tosse
  • Febre
  • Rinite
  • Sintoma alérgico
  • Inflamação na garganta
  • Acúmulo de ácido úrico no organismo
  • Hemorróida
  • Reumatismo

Ademais, alguns estudos apontam que essa planta pode impedir a multiplicação da herpes labial, um vírus que causa ferimentos na mucosa da boca e, com isso, melhora a cicatrização da ferida.

Apesar de todos os benefícios, vale lembrar que não se deve usar o chá de flor de sabugueiro como medicamento exclusivo, já que ele deve serve como um acréscimo para o tratamento de doenças, e não como uma única escolha para tratar qualquer tipo de problema.

Veja como usar chá de flor de sabugueiro

Usa-se a flor de sabugueiro como chá, preparação de banho de assento ou cataplasma, portanto, veja como usar essa planta que traz tantos benefícios para sua saúde:

Chá de sabugueiro

  • 1 colher de flores secas
  • 1 xícara de água

Modo de preparo

Coloque a água para ferver e deixe as flores secas de sabugueiro dentro do recipiente depois que atingir a temperatura de ebulição, cerca de 10 minutos para que todas as propriedades sejam transmitidas para a bebida.

Ademais, o chá pode ser feito para fazer gargarejos que melhoram a inflamação na garganta e reduz as aftas que podem aparecer dentro da boca.

O sabugueiro é uma planta que pode apresentar características anti-inflamatórias e expectorantes - Reprodução AdobeStock
O sabugueiro é uma planta que pode apresentar características anti-inflamatórias e expectorantes – Reprodução AdobeStock

Banho de sabugueiro

O banho com sabugueiro ajuda a tratar o reumatismo, hematomas e dores musculares.

  • 80 gramas de folha de sabugueiro
  • 1 litro de água

Modo de preparo

Basta colocar os ingredientes em uma panela e ferver durante 5 minutos. Em seguida, deixe esfriar, coe e faça até dois banhos durante o dia.

Sendo assim, agora que você já conhece essa flor incrível, aproveite essas dicas para fazer por aí.

Avalie o Artigo:
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.