CDB com liquidez diária: veja como é bom optar por essa modalidade de investimento. O CDB é um Certificado de Depósito Bancário, em que a pessoa empresta seu dinheiro para a instituição bancária, e em troca, ela paga os rendimentos ao investidor. Define-se essas taxas de rendimentos no momento da compra. Veja, aqui no Brasil 123, como é bom optar por essa modalidade de investimento para sua carteira.
Esses Certificados de Depósitos Bancários são recursos que as instituições bancárias captam para fazerem certos investimentos, e por isso, paga ao credor uma rentabilidade, que pode ser prefixada ou pós-fixada, dependendo da oferta, isso pode ser visto no ato da compra.
Existem CDB’s com vencimento, e nesses casos, quando resgatados antes do prazo, podem gerar perdas do rendimento ou até mesmo capital investido.
Já no caso dos CDB’s de liquidez diária, isso não acontece. Como o próprio nome já diz, você pode resgatá-lo a qualquer momento, sem perda de capital. Mas, com relação ao rendimento, ele pode não render exatamente o esperado, tendo em vista que ele vai render somente pelo período que ficou com o credor. Quanto mais tempo ficar alocado, maior será o rendimento.
Apesar de ser uma boa opção de investimento, com baixíssimo risco e uma rentabilidade maior que a da poupança, é preciso observar exatamente qual o rendimento oferecido. A maioria deles rende 100% do CDI, mas alguns podem pagar em torno de 80%, por isso é importante observar a taxa de rendimento no ato da compra.
Há incidência de imposto de renda, porém, é sobre o valor de rendimento e essa taxa varia de acordo com o tempo que o capital ficou investido. Não é um ponto de preocupação, mas é de atenção, pois pode gerar frustração no momento do resgate.
Como a poupança é isenta de imposto de renda, e o CDB tem incidência desse imposto, é possível pensar que os rendimentos foram equivalentes. Mas, uma análise mais detalhada vai mostrar que não é bem assim, o CDB sempre vai render mais que a poupança.
Existem algumas vantagens de se investir em CDB com liquidez diária, e a principal delas é justamente o fato de ter liquidez diária. Ou seja, pode-se fazer o resgate do valor investido a qualquer momento sem perda do capital investido.
Esses investimentos de renda fixa, são garantidos pelo FGC, isso quer dizer que o risco de perda de capital é bem baixo.
É uma excelente opção para quem deseja fazer uma reserva de emergência, e não gostaria de optar pela poupança. Entendendo que na poupança sempre há uma perda de capital, em comparação com o crescente aumento da inflação, o que gera uma considerável perda do poder de compra dos consumidores.
Certificados de Depósitos Bancários são recursos que as instituições bancárias captam para fazerem certos investimentos – Reprodução AdobeStockEntender bem o objetivo de qualquer investimento, faz dele um investimento bom ou não. Por isso, é importante, antes de investir, saber muito bem qual o motivo do investimento e por quanto tempo pretende-se manter esse investimento ativo.
No geral, o CDB com liquidez diária é, sim, um bom investimento, especialmente para quem está iniciando no mundo dos investimentos. É também uma boa opção para quem tem um objetivo específico de curto prazo e esperar pouco tempo para resgatar sem perdas de capital.
O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…
O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…
Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…
Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…
Além do valor regular do Bolsa Família, haverá um adicional de R$ 108 referente ao…