A Casa Civil deletou as fotos em que o ministro da pasta, Ciro Nogueira, aparecia junto com o pastor Arilton Moura, suspeito de ter participado de um suposto esquema de corrupção no Ministério da Educação (MEC). De acordo com as informações, o encontro aconteceu no dia 21 de setembro do ano passado e, inclusive, foi capturado por um fotógrafo da Casa Civil.
Originalmente, as fotos podiam ser acessadas em um site onde a pasta disponibiliza suas imagens. No entanto, nesta sexta-feira (15), o conteúdo já não estava mais disponível aos que tinham interesse em vê-los. “Parece que a foto ou o vídeo que você está procurando não existe mais”, diz a mensagem no site.
Depois da notícia do desaparecimento das imagens, foi a vez do deputado Vicentinho Júnior (PP-TO), que também participou da reunião, apagar as imagens que estavam em seu perfil no Instagram.
Quando as fotografias estavam no Instagram do deputado, a legenda dizia que “mais uma vez” ele esteve “com o ministro Ciro Nogueira para tratar sobre as demandas dos municípios tocantinenses”.
“Agradeço imensamente ao ministro pela paciência e presteza que sempre nos atende. Agradeço mais ainda pela sensibilidade em atender nossos pedidos que beneficiam as pessoas do Tocantins”, disse ele na publicação.
Na quinta-feira (14), o Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República, assim como publicou o Brasil123, divulgou uma lista com registros de acessos do pastor Arilton Moura a gabinetes do Palácio do Planalto.
De acordo com os documentos, de 2019 a até agora, ou seja, durante o período em que Jair Bolsonaro (PL) está comandando o Palácio do Planalto, o pastor Arilton esteve no local, que também abriga a Casa Civil, 35 vezes.
A informação sobre os registros de entrada e saída dos pastores no Planalto estava sob sigilo de 100 anos. A determinação foi feita pelo GSI na quarta (13) após o jornal “O Globo” ter pedido informações sobre esses encontros por meio da Lei de Acesso à Informação, que obriga o governo a, em regra, atender aos pedidos de qualquer pessoa.
Na quinta, todavia, a pasta liberou informação, afirmando que a divulgação dos dados foi fruto de uma “recente manifestação” da Controladoria Geral da União (CGU) quanto à necessidade de atender o interesse público”.
Leia também: Em meio a denúncia de corrupção, Ministério da Educação vai lançar duas novas TVs
Você já ouviu dizer que o bicarbonato de sódio é um santo remédio para plantas?…
O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…
O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…
Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…
Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…