Carvão ativado coloca a saúde bucal em risco

A popularidade do carvão ativado vem crescendo nas redes sociais. Prática pode oferecer riscos à saúde bucal.

0

Inúmeros influenciadores digitais estão ajudando a aumentar a popularidade do carvão ativado nas redes sociais. Seu uso para promover o clareamento dos dentes de forma quase mágica vem aumentando, e diversos influencers digitais incentivam seu uso. Porém, apesar de a prática parecer inofensiva, pode trazer uma série de problemas a longo prazo.

Acima de tudo, os profissionais da área ressaltam que a prática de usar o carvão ativado para o clareamento dental é falsa. De acordo com a Associação Brasileira de Odontologia, essas receitas não seriam capazes de clarear os dentes. Pelo contrário, as associações da área repudiam seu uso. Óscar Castro Reino, presidente do “Consejo General de Dentistas da Espanha”, também nega que a substância seja eficiente no clareamento dos dentes.

Riscos do carvão ativado

O carvão ativado é uma substância obtida a partir de um processo químico que utiliza a casca do coco. Ele é altamente agressivo e abrasivo, colocando a saúde bucal em risco.

Então como os famosos que estariam mostrando o uso do carvão ativado nas redes sociais chegam a esse resultado? Seu uso desgasta o esmalte dos dentes, graças à sua função abrasiva. Logo, os dentes não ficam mais claros por estarem mais limpos, mas após um desgaste de suas partículas. Ou seja, seu efeito pode ser comparado a passarmos uma lixa nos dentes. E o pior: seus efeitos são irreversíveis.

Dessa forma, os dentes desgastados pelo carvão ativado ficam desprotegidos e, consequentemente, mais sensíveis. Além disso, em alguns casos mais graves o problema pode chegar às gengivas, levando até mesmo à exposição da raiz do dente. Igualmente, o dente fica poroso, quebradiço e mais susceptível a cáries.

Segundo os especialistas, também é preciso ficar atento aos influenciadores que mostram um antes e depois. O contraste causado pela cor preta do carvão ativado e até mesmo filtros utilizados nas redes sociais podem dar a impressão de dentes mais brancos, quando essa não é a realidade.

Portanto, é importante não utilizar métodos caseiros sem comprovação científica. Caso necessário, consulte um dentista, que estará apto a avaliar sua saúde bucal e receitar o melhor método de tratamento para o seu caso.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.