Carteira de Trabalho Digital: veja como tirar e conheça benefícios

A carteira de trabalho é o principal documento do mercado trabalhista, garantindo todos os direitos previstos em lei. Muita gente tira o documento na adolescência ou no início da vida adulta, já que ele é necessário para trabalhos formais no país. Mas você já ouviu falar na carteira de trabalho digital?

De acordo com a Portaria 1.065/2019, editada pelo Governo Federal em 2019, o trabalhador pode ser identificado no sistema apenas pelo Cadastro de Pessoa Física (CPF). Isso fez com que a carteira de trabalho passasse a ser emitida de forma prioritária no formato digital e excepcionalmente no formato físico.

Você também pode gostar: Trabalho sem carteira assinada; como comprovar o vínculo empregatício

Saiba como tirar a carteira de trabalho digital

Em resumo, a versão eletrônica do documento reúne os contratos de trabalho antigos e os novos. Além disso, apresenta as respectivas anotações, bem como todo o histórico profissional atualizado.

A saber, o trabalhador pode emitir a Carteira de Trabalho Digital pelo site da Secretaria de Trabalho do Ministério da Economia. No entanto, precisará ter um login na plataforma gov.br. Para criar uma conta, basta seguir os passos abaixo:

  • Entre no link;
  • Informe CPF, nome, data de nascimento, nome da mãe e estado em que nasceu;
  • Responda cinco perguntas sobre a trajetória profissional;

Em seguida, o site informará uma senha temporária, que precisará ser trocada no primeiro acesso do trabalhador. Com isso, poderá acessar o site para a emissão da Carteira de Trabalho Digital.

O trabalhador também poderá tirar o documento eletrônico através do aplicativo CTPS Digital, disponível para smartphones dos sistemas Android e iOS. Nesse caso, o trabalhador também precisará apresentar o CPF e ter uma conta na plataforma Gov.br.

Benefícios do documento eletrônico

Em suma, a carteira de trabalho digital oferece diversos benefícios ao cidadão. Os principais são:

  • Acompanhar contrato de trabalho;
  • Solicitar seguro-desemprego;
  • Conferir o calendário de pagamento do abono salarial e do auxílio emergencial;
  • Compartilhar informações para comprovar experiências profissionais.

De acordo com a Secretaria de Trabalho do Ministério da Economia, o trabalhador deverá guardar a carteira física para resguardar informações sobre empregos antigos.

O formato digital permitirá que as empresas façam todas as admissões, demissões e anotações através do e-Social. Dessa forma, a burocracia destes processos acaba reduzida.

Leia Também: Imposto de Renda: quem perdeu prazo já pode enviar declaração

Ruan Samarone

Recent Posts

Confira o calendário do programa Mães de Pernambuco 2025

O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…

22 horas ago

Pé-de-Meia Licenciaturas: o que você precisa saber sobre as regras de manutenção

O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…

2 dias ago

Bolsa Família e Auxílio Gás: veja as datas de pagamento do mês de agosto

Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…

3 dias ago

PIS/PASEP: Pagamento final do abono salarial é realizado nesta semana – confira se você tem direito

Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…

1 semana ago

Descontos ilegais: INSS devolve R$ 1 bilhão a beneficiários afetados

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…

1 semana ago

Bolsa Família em agosto terá adicional de R$ 108; confira as datas de pagamento

Além do valor regular do Bolsa Família, haverá um adicional de R$ 108 referente ao…

1 semana ago