Carteira de investimentos: Qual a melhor estratégia?

1

Quem já é investidor sabe da importância que uma boa carteira de investimentos pode ter na vida financeira. Mas quem é novo dentro deste universo e está começando agora pode ter muitas dúvidas sobre como montar, como investir, e como fazer a própria carteira, além de identificar qual o perfil de investidor. Por isso, continue lendo para tirar algumas dúvidas.

O que é a carteira de investimentos?

Basicamente a carteira de investimentos diz respeito a todos os ativos que um investidor investe. Todas as aplicações feitas fazem parte de uma carteira, independente de qual for o tipo de investimento, inclusive, quanto mais diversificado melhor. Nesse caso entram os investimentos em renda fixa, renda variável, criptomoedas, entre outros. Isso é fundamental para aumentar as chances de rentabilidade, além de reduzir as perdas.

Quais os tipos de investimentos?

Existem diversos tipos de títulos no mercado que estão disponíveis para investimentos, para compor uma carteira diversificada é recomendado diversificar e com isso as opções mais conhecidas são, ações, imóveis, títulos públicos, CDBs (Certificado de Depósito Bancários) e vários outros. O que os difere principalmente é que pertencem a duas categorias, a renda fixa e a renda variável. A primeira é composta de investimentos mais estáveis, e na sua grande maioria possui proteção, enquanto que a renda variável são os ativos variáveis, que podem oferecer mais lucro, mas possuem mais risco.

Carteira de investimentos x tipos de perfis de investidor

Ao montar a carteira de investidor o perfil é muito levado em conta, principalmente ao entender que quem possui perfil conservador, vai preferir os investimentos mais seguros, na renda fixa, enquanto que os investidores moderados ou que possuam perfil arrojado, vão gostar de correr um pouco mais de risco para lucrar mais.

Leia mais: Acho que é hora de vir para o brasil diz Guedes a investidores

Sendo assim, essas características são muito peculiares e particulares com cada um. O que indica que os tipos de investimentos e consequentemente a carteira de investimentos vai variar principalmente de acordo com o perfil de cada um. Identificando os tipos de investimentos que mais combinam com cada um, e também o que supre as necessidades e atende aos objetivos de cada investidor. Esses são os principais pontos a se observar na hora de identificar o perfil.

Avalie o Artigo:
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.