Cartão do SUS: Confira se é obrigatório para tomar vacina contra Covid-19 e como emitir on-line

1

O Cartão do SUS é um importante documento para quem utiliza serviços hospitalares públicos. O documento, que antes só era disponibilizado impresso, agora também pode ser acessado on-line, diretamente no aplicativo do Sistema Único de Saúde.

Para quem for receber a vacina contra a COVID-19, de acordo com o Governo Federal e o Ministério da Saúde, o cidadão pode usar o número do CPF, Carteira de vacina ou outro documento de identificação pessoal.

Sendo assim, é possível concluir que o Cartão do SUS é um documento que pode agilizar o processo, entretanto não entra na lista de obrigatoriedade para ser vacinado. Além disso, conforme o próprio governo, brasileiros que não tiverem o documento não podem ser impedidos de serem vacinados.

Aprenda a baixar o Cartão do SUS

Para acessar o Cartão do SUS on-line e fazer o download, basta acessar o aplicativo em aparelhos Android ou iOS e baixar o app “Conecte SUS”. Após isso, basta realizar um cadastro.

No momento da realização do cadastro é precisar informar nome completo, número do CPF e outros registros pessoais. Após isso, será realizado uma validação automática, o qual exige que o cidadão compareça a um posto do SUS próximo da sua localidade.

Essa ferramenta foi criada pelo próprio Ministério da Saúde. A seguir, confira o passo a passo de como realizar o cadastro.

  • Realize o download do app ‘Conecte SUS’ (Android e iOS);
  • Na opção inicial, clique em “Começar”;
  • Logo em seguida, no botão “Entrar”;
  • Digite seu CPF e senha do acesso Gov.br;
  • Não tendo conta registrada, clique em “Criar conta”;
  • Aceite os termos de uso do aplicativo;
  • Ao entrar no app, você irá se deparar com um botão laranja, localizado no canto inferior direito da tela, então, clique nele;
  • O seu cartão virtual do SUS aparecerá na tela, então, basta clicar no ícone de “Download” representado por uma flecha apontada para cima e pronto!
  • O seu cartão virtual do SUS será baixado no seu celular e poderá substituir o cartão físico.

Pelo aplicativo ainda é possível acompanhar o calendário básico de imunização, medicamentos fornecidos pelo Sistema Único de Saúde, consultas médicas e informações sobre doações e transplante de órgãos.

Veja também: Comissão debate lei que defende indenização ao profissional da saúde vitimado pela Covid-19

Veja Também:

Está "bombando" na Internet:

Acesse www.pensarcursos.com.br
1 comentário
  1. Cláudio Feliciano da Silva Diz

    Pessoal esse Cartão Virtual do SUS é SENSACIONAL 👏🏽 TODAS AS VACINAS CONTRA O COVID-19 ESTÃO TOTALMENTE ATUALIZADAS ; (DÊ ACORDO COM SUA PRESENÇA NOS POSTOS DE VACINA).

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.