Carro alegórico milenar é encontrado durante escavações em Pompeia

0

Na Itália, um carro alegórico foi encontrado quase intacto durante as escavações em Pompeia. A carruagem foi encontrada no terreno de Civita Giuliana, uma das vilas antigas da periferia norte da antiga cidade romana, que tinha uma vista panorâmica do Mar Mediterrâneo. No último sábado (27), o Parque Arqueológico de Pompeia chamou a carruagem de “uma descoberta excepcional” e comunicou que “representa um achado único em excelente estado de conservação”.

Carruagem em Pompeia
Carro alegórico descoberto por arqueólogos em Pompeia, na Itália (Foto: reprodução)

A erupção do Monte Vesúvio em 79 DC destruiu Pompeia. No entanto, o carro alegórico foi poupado quando as paredes e o teto da estrutura desabaram. A carruagem também resistiu ao roubo de ladrões de antiguidades dos dias modernos que não danificaram o veículo de quatro rodas, de acordo com os funcionários do Parque Arqueológico.

A carruagem cerimonial possui elementos de ferro e decorações de bronze e estanho. As partes de madeira também foram encontradas, assim como elementos orgânicos, como cordas e restos de decorações de plantas. O veículo estava próximo do estábulo onde foram descobertos os restos mortais de três cavalos em 2018.

A carruagem pode provavelmente ser identificada como um “pilentum“, um veículo usado pela elite em contextos cerimoniais. O assento do vagão é equipado com apoios de braços e encosto – provavelmente transportava uma ou duas pessoas. O carro é decorado em ambos os lados com placas de bronze gravadas e painéis de madeira pintados. No verso, porém, há três medalhões de bronze nos quais são retratadas cenas eróticas, com personagens masculinos e femininos em figuras associadas ao amor e à sexualidade. 

Os arqueólogos acreditam que o carro alegórico era usado para festas e desfiles. Eles também não excluem a possibilidade de ter sido usado em rituais relacionados ao casamento, ou para acompanhar a noiva ao novo lar.

Descobertas em Pompeia

Arqueólogos já encontraram carroças de uso diário ou para o transporte de produtos agrícolas anteriormente em Pompeia. No entanto, as autoridades disseram que a nova descoberta trata-se da primeira carruagem cerimonial desenterrada em sua totalidade.

A vila Civita Giuliana foi descoberta depois que a polícia encontrou túneis ilegais em 2017. Duas pessoas que moram nas casas perto da vila respondem um processo na Justiça por supostamente cavar mais de 80 metros de túneis no local.

Leia também: Arqueólogos descobrem “fast-food” milenar em Pompeia

Leia Também:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.