Candidíase: o que fazer?

1

A candidíase não é uma DST, mas sim uma infecção oportunista causada pelo fungo do gênero Cândida, que faz parte da flora vaginal saudável, entretanto quando há desequilíbrio, ocorre a proliferação das mesmas, causando muito desconforto.

Candidíase no verão

O verão é uma época muito propícia para manifestação pela alta frequência a praias e piscinas, além do uso contínuo de biquínis molhados, contatos com areia e cloro, enfim, situações que potencialmente mudam o pH ou alteram a flora vaginal.

Alimentação

A base de uma proposta de tratamento para mulheres que sofrem com candidíase é a alimentação. Consuma alimentos com ação antifúngica. Por se tratar de um fungo, os alimentos antifúngicos tem o poder de inibir a proliferação da cândida. Alguns antifúngicos são excelentes para combater essa infecção, como por exemplo alecrim, orégano, própolis e óleo de coco.

A suplementação com glutamina exerce um papel imunomodulador capaz de diminuir a incidência de cândida albicans e melhorar a disbiose, da mesma forma o uso de probióticos (iogurtes, kombucha e Kefir) se mostrou eficiente, sendo observado um aumento da resposta imunológica da mucosa vaginal e redução da cultura fúngica.

Por exemplo, inclua na sua alimentação: salsinha, alho, gengibre e cúrcuma. Afinal, esses alimentos além de possuírem propriedades antifúngicas, são anti-inflamatórios naturais, o que acelera o processo de cura da infecção.

Outras medidas preventivas

  • Corte açúcar, processados e álcool;
  • Evite o consumo de glúten e laticínios;
  • Cuidado com as aflatoxinas presentes no amendoim, milho, trigo, arroz e algumas castanhas;
  • Cuide da sua imunidade!
  • Gerencie melhor o estresse;
  • Cuide do seu sono;
  • Inclua alimentos antifúngicos como: orégano, óleo de coco, coco, alho e cramberry;
  • Evite uso de sabonete íntimo, lubrificantes, perfume íntimo;
  • Faça uso de suplementos e probióticos sempre com prescrição nutricional!

Sobretudo, se você já tomou vários medicamentos e tentou de tudo para tratar a candidíase, mas vira e mexe ela reaparece firme e forte, agende uma consulta com um especialista. Veja aqui também outras maneiras de melhorar o problema.

Avalie o Artigo:
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.