Acabou! Depois de muito suspense, a Câmara dos Deputados tem um novo presidente: o deputado federal Arthur Lira (PP-AL), o candidato apoiado pelo presidente Jair Bolsonaro (Sem Partido). Ele foi eleito nesta nesta segunda-feira (01) e será o chefe da Casa Legislativa pelos próximos dois anos, até 2023.
Leia também: Fique em casa? Prefeito de São Paulo marca presença na final da Libertadores
Lira recebeu 302 votos, mais que o dobro do segundo colocado, Baleia Rossi (145 votos) e mais que a metade dos 503 votantes. Com isso, a vitória foi definida já no primeiro turno.
De acordo com especialistas, o resultado representa uma vitória política para Bolsonaro, que trabalhava para ter um aliado no comando na Casa.
Vale a pena lembrar que, além de definir as pautas de votação do plenário, o presidente da Câmara tem a prerrogativa de decidir, sozinho, se abre ou não um processo de impeachment para afastar o presidente da República.
Para ser eleito, Arthur Lira contou com o apoio de 11 partidos: PP, PL, PSD, Republicanos, Avante, PROS, Patriota, PSC, PTB, PSL e Podemos.
Além disso, o deputado teve a ajuda extra do governo, que foi acusado por adversários, inclusive, de liberar, em troca de votos, recursos adicionais para parlamentares aplicarem em obras em seus redutos eleitorais.
Arthur César Pereira de Lira, de 51 anos, é natural de Maceió. O político é formado em direito pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e, além de parlamentar, é empresário, advogado e agropecuarista.
Atualmente no PP, iniciou a carreira política como vereador em Maceió, em 1993, cargo que ocupou por duas legislaturas. Foi deputado estadual em Alagoas de 1999 a 2011.
Desde então, é deputado federal. Em 2018, foi o segundo mais votado de Alagoas, com 143.858 votos.
No domingo (31), em entrevista ao canal “Globo News”, Arthur Lira revelou que priorizará a votação da chamada PEC Emergencial, que ativa gatilhos para impedir o excessivo endividamento do governo.
De acordo com ele, só com a aprovação da PEC a casa poderá discutir um novo benefício social para os brasileiros ou a ampliação do auxílio emergencial, pago em razão da pandemia da Covid-19.
O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…
O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…
Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…
Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…
Além do valor regular do Bolsa Família, haverá um adicional de R$ 108 referente ao…