O Cadastro Único (Cadúnico) é a principal maneira que o governo federal tem para promover a inclusão de famílias de baixa renda do país. Milhares de famílias cadastradas vêm recebendo benefícios do governo nos últimos anos. No entanto, há muitas outras que podem se inscrever, mas não o fazem por algum motivo.
A saber, o CadÚnico permite que os inscritos ingressem em diversos programas sociais. Contudo, vale ressaltar que as famílias cadastradas não entram automaticamente nos programas. Isso porque cada um deles possui regras específicas que permitem ou não a entrada de novos beneficiários.
Seja como for, a entrada nos benefícios só acontecerá se a pessoa estiver inscrita no CadÚnico. Por isso que as famílias de baixa renda do país precisam ficar atentas e se cadastrarem para serem beneficiadas. E as que já são inscritas devem sempre atualizar seus dados para não perder os benefícios.
Brasileiros devem usar 13º salário para pagar dívidas
De acordo com as regras definidas pelo governo federal, o CadÚnico surgiu para inserir as famílias de renda mais baixa do país em programas sociais. Assim, apenas as famílias que estão em situação de vulnerabilidade social podem se inscrever. Veja os rendimentos necessários:
Você também pode gostar: Vale-gás: governo investe mais de R$ 667 milhões em dezembro
Em síntese, a inscrição no CadÚnico não inclui automaticamente as famílias nos programas sociais. No entanto, o cadastramento é pré-requisito para que a inscrição seja avaliada.
Veja abaixo quais são os principais benefícios que a inscrição no CadÚnico pode permitir:
Aliás, estes são os principais benefícios disponibilizados, mas não os únicos. Estados e municípios também podem utilizar os dados do CadÚnico para a implementação de políticas públicas locais.
Leia também: Compras de Natal: Febraban alerta consumidores sobre golpes
O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…
O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…
Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…
Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…
Além do valor regular do Bolsa Família, haverá um adicional de R$ 108 referente ao…