Cabelo de milho: benefícios e vantagens de fazer o chá

Conheça agora os diversos benefícios de consumir o chá de cabelo de milho

0

Você já ouviu falar sobre os benefícios do chá de cabelo de milho? Pois é, muita gente ainda não sabe que essa parte do milho é muito benéfica para a saúde e auxilia na prevenção e tratamento de diversas doenças. Pensando nisso, hoje aqui no Brasil 123, trouxemos uma lista completa das vantagens do consumo do chá de cabelo de milho e o modo de utilizá-lo. Ficou curioso? É só ler até o final e conferir!

Cabelo de milho: saiba os benefícios

O cabelo de milho, também chamado de estigmas do milho ou barba de milho, possui em sua composição diversas substâncias que trazem muitas vantagens para a saúde, como:

  • Flavonoides, que são substâncias antioxidantes responsáveis por combater os radicais livres, o envelhecimento precoce das células, melhorar a flora intestinal além de prevenir várias doenças;
  • Efeito diurético, que ajuda a eliminar a retenção de líquidos e, por consequência, a perder peso;
  • Ação anti-inflamatória, que ajuda a combater pedras nos rins e demais doenças do sistema urinário, nefrite, gota, cistite e muitas outras inflamações.

Além disso, por aumentar a frequência urinária, o chá de cabelo de milho ajuda a regular a pressão arterial para quem é hipertenso. Sendo assim, consumir esse chá pode ser muito vantajoso e nós vamos te mostrar a melhor maneira de prepará-lo e consumi-lo nos tópicos seguintes.

Como preparar e consumir o chá?

O cabelo de milho desidratado pode ser encontrado para comprar em lojas de produtos naturais. Porém, se você quiser utilizá-lo em sua forma natural e fresca, saiba que as propriedades medicinais são as mesmas.

Desse modo, quando você for preparar suas receitas com milho verde fresco, pode aproveitar os cabelos das espigas para fazer esse excelente chá. Aliás, a forma de prepará-lo é a mesma para o cabelo de milho fresco ou desidratado:

  • Ferva um litro de água e coloque cerca de 2 colheres de cabelo de milho;
  • Tampe a chaleira e deixe a mistura descansar por 20 minutos;
  • Depois, coe o chá e tome frio.

Você pode deixar o chá em uma garrafa na geladeira para ir tomando ao longo do dia. Contudo, é recomendado que você não ultrapasse as 12 horas para consumi-lo para que as propriedades não sejam perdidas.

O cabelo de milho possui em sua composição diversas substâncias que trazem muitas vantagens para a saúde- Reprodução AdobeStock
O cabelo de milho possui em sua composição diversas substâncias que trazem muitas vantagens para a saúde- Reprodução AdobeStock

O chá de cabelo de milho tem efeitos colaterais?

Apesar do chá de cabelo de milho ser muito benéfico para a saúde de um modo geral, ele deve ser tomado com cautela por:

  • Mulheres grávidas ou em fase de amamentação, pois esse chá interfere na produção de vários hormônios, como a ocitocina, por exemplo;
  • Homens com doenças graves na próstata, uma vez que o aumento da frequência urinária pode causar desconforto nesses pacientes;
  • Pessoas com pressão arterial baixa, já que o chá é um hipotensor leve e pode fazer a pressão sanguínea cair;

É importante que você converse com seu médico, caso esteja fazendo algum tratamento de saúde para que ele avalie se você deve ou não fazer uso desse chá, além de nunca usá-lo em substituição do tratamento prescrito por ele.

Gostou de conhecer os benefícios do chá de cabelo de milho? Agora inclua-os em sua dieta e aproveite todos eles!

Avalie o Artigo:
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.