ButanVac: principal vantagem da vacina é autonomia, diz gerente da Anvisa

Agência aprovou o Instituto Butantan a realizar testes do imunizante em humanos

0

Em entrevista à Globo News, o gerente-geral de medicamentos da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), Gustavo Mendes, afirmou que o principal diferencial da ButanVac é o fato de a produção da vacina não precisar de insumos importados, o que garante a autonomia na fabricação do imunizante desenvolvido pelo Instituto Butantan.

A candidata a nova vacina contra Covid-19 usa ovos de galinha como matéria-prima e recebeu ontem o aval da Anvisa para ser testada em humanos.

“Tem o fato de que vai ter desenvolvimento todo no Brasil e que vai trazer mais autonomia no sentido de que o Butantan vai produzir o IFA [Ingrediente Farmcêutico Ativo]. Essa é a principal vantagem”, afirmou Mendes em entrevista à GloboNews.

Gustavo também ressalta que a ButanVac tem potencial de combater as atuais variantes em circulação e novas mutações do coronavírus. “É uma tecnologia de desenvolvimento que prevê a possibilidade de enfrentar uma gama maior de variantes, inclusive as variantes que estão por vir. Por isso é uma vacina mais abrangente”, explica o gerente de medicamentos da Anvisa.

Butantan já produziu 7 milhões de doses da ButanVac

Mesmo sem ter a autorização de uso emergencial, o Instituto Butantan se adiantou e já produziu 7 milhões de doses da ButanVac, segundo anúncio do governador de São Paulo, João Doria (PSDB).

“A Anvisa acaba de autorizar os testes clínicos com a ButanVac, a vacina do Butantan contra a Covid-19, que não depende de insumos de outros países para sua produção. O Instituto Butantan já tem 7 milhões de doses prontas da ButanVac. Grande notícia. Obrigado Anvisa”, escreveu Doria no Twitter.

De acordo com Gustavo Mendes, os testes da ButanVac em humanos foram divididos em 3 fases. “Na primeira fase, se coloca um grupo pequeno e se preocupa em saber os eventos adversos. Serão testadas 3 doses diferentes com concentrações de ativos diferentes para saber qual vai ter a melhor resposta. A partir disso vamos seguir para as próximas etapas”.

Veja Também:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.