Brinque com este emulador Windows 1.0 para comemorar seu 35º aniversário

0

O Windows 1.0 podem ser antigas, mas ainda têm charme. Crescendo usando um PC que rodava no Windows 3.1, acho que nunca me ocorreu que houvesse um Windows 2.1. Ou 1.0.

 

Emulador

 

Isso era apenas Windows, até que o Windows 95 apareceu alguns anos mais tarde. Mas isso não era verdade, é claro.

Havia versões anteriores do Windows, e uma época em que a Microsoft não estava fazendo o sistema operacional de computador mais dominante do mundo.

O Windows 1.0, que começou tudo isso, veio cinco anos antes do Windows que eu conhecia. A partir de hoje, 20 de novembro, ele está completando 35 anos.

Você poderia ler livros de história inteiros sobre o impacto do Windows 1.0 nos últimos 35 anos de computação, mas acho que uma maneira mais divertida de comemorar o aniversário do Windows é usá-lo.

O que passou para uma interface de vanguarda em 1985? O que poderia fazer o PC médio na época? Quão impressionante era o raytracing? O projeto PCjs tem um ótimo emulador de Windows 1.0 que você pode usar em seu navegador.

 

Retrô

 

Ele roda em Javascript, e tudo que você tem que fazer para usá-lo é apenas clicar nas janelas para assumir o controle do mouse virtual Windows-within-Windows.

Se você carregar o emulador, definitivamente confira sua lista de exemplos, que tem um toque humano bonito que você não vê tanto no Windows moderno. E jogue Reversi!

Uma característica especialmente legal do emulador é que ele tem alguns discos pré-carregados na memória que você pode carregar para o drive A. Por volta de 1985, estes seriam floppies de 5¹/⁴ polegadas, que poderiam conter um total de 360 kilobytes.

Eu passei alguns minutos jogando um jogo chamado Castle Adventure, lançado em 1985.

Aqui está apenas um pouco mais de história – o emulador é na verdade do Windows 1.01, que foi a versão lançada em 20 de novembro. O Windows 1.0 real nunca foi vendido – foi basicamente a versão beta que a Microsoft testou antes de lançar o produto final.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.