Brasil registra 29,2 milhões de informais em novembro, diz IBGE

De acordo com o Instituto, o Brasil registrou um aumento no número de informais. Mas número de carteiras assinadas também aumentou

0

O Brasil registrou um aumento no número de trabalhadores informais em novembro. Pelo menos é isso o que mostram os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em todo o mês, o país teve 29,2 milhões de empregados nesse grupo.

Isso significa portanto um aumento de 0,6% em relação ao mês de outubro. Apesar de pequeno, esse aumento parece ser crescente mês após mês. De acordo com especialistas, isso acontece por causa da abertura das atividades nesta pandemia do novo coronavírus.

Ao todo, os trabalhadores informais representam 34,5% de todos os empregados ocupados do Brasil. Saber disso é importante porque sabe-se que essa é a parcela de trabalhadores do Brasil que quase não possuem direitos trabalhistas.

Ao mesmo passo, também cresceu o número de trabalhadores com assinatura na carteira na rede privada. De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio Covid-19 (Pnad-Covid), o país teve 32,065 milhões de trabalhadores nesse grupo em novembro.

isso representa portanto um aumento de 256 mil empregados nessa faixa se fizermos uma comparação com o mês de outubro. Lembrando que outubro já registrou um alta de mais 403 mil trabalhadores com carteira assinada na rede privada em relação ao mês de setembro.

Além dos informais no Brasil

Mas o que preocupa mesmo são os dados dos desocupados. São aquelas pessoas que não possuem qualquer tipo de emprego, nem formal nem informal. De acordo com o próprio IBGE essa taxa bateu recorde.

O Sul foi a única região do país que registrou queda nessa taxa de desemprego em novembro. Eles foram de 9,4% para 9,3%. Já as outras regiões viram essa taxa crescer. O Norte foi de 15,1% para 15,4%, o Nordeste foi de 17,3% para 17,8%, o Sudeste de 14,2% para 14,3% e o Centro-Oeste de 12,1% para 12,2%.

Avalie o Artigo:

Sucesso na Internet:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.