O Brasil não vai criar um novo imposto para pagar o Auxílio Emergencial. Pelo menos é isso o que a equipe do Ministro da Economia, Paulo Guedes, vem defendendo nos últimos dias. Eles dizem que o imposto não é a solução para o problema.
Nas últimas semanas, membros do Governo Federal vem falando sobre a possibilidade de se discutir uma nova Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF). Assim, o Brasil conseguiria usar esse dinheiro para as pessoas mais carentes. A ideia é que o imposto desta vez fosse emergencial.
Mas aparentemente Guedes não quer saber disso. Ele disse que não vai criar nem esse nem qualquer outro imposto para pagar esse auxílio. O problema é que com o teto de gastos, faltam opções de locais de onde o Governo poderia tirar esse dinheiro.
Uma solução, ainda de acordo com o Ministro, seria cortar gastos com servidores. Há algumas semanas, Paulo Guedes já ventilou a ideia de mudar os gastos com essa área. Isso implicaria, por exemplo, em um congelamento dos salários dessas profissionais.
Seria portanto um corte de gastos que ajudaria a pagar o Auxílio. Mas muita gente critica essa ideia. Essas pessoas afirmam que o Governo poderia ajudar a cortar privilégios das pessoas mais ricas do Brasil e não de quem vive de salário mensal. Mas o assunto é polêmico e tem vários lados.
Publicamente, o presidente Jair Bolsonaro vem falando a mesma coisa. Ele diz que o Brasil não vai criar nenhum tipo de imposto, mesmo que esse imposto servisse para pagar o Auxílio Emergencial para as pessoas mais humildes neste momento.
Seja como for, isso são só informações de bastidores. Oficialmente, o Governo ainda não apresentou um projeto para isso. A tendência, também de acordo com informações de bastidores, é que eles irão divulgar mais informações só depois do período do carnaval.
O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…
O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…
Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…
Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…
Além do valor regular do Bolsa Família, haverá um adicional de R$ 108 referente ao…
View Comments
Pouca vergonha cambada de ladrões pegamos um pouco do nosso dinheiro que está nas mãos de vocês suas inmundisas tenho vergonha desse país ...tá perdendo p Paraguai lá tem Lei . Quantos impostos pagamos Bando de carniceiros vão Afundar o Brasil Governantes frouxos .