Brasil deve perder mais uma posição e cair para 13ª maior economia em 2021

0

A economia e o real brasileiro estão passando por forte desvalorização em relação à inflação e, em  2021, para a 13ª posição na lista das maiores economias globais. No ano passado o Brasil passou por uma queda de 4,1% do PIB e deixou de ser uma das 10 economias mundiais. O Canadá, Coreia do Sul e Rússia passaram as localizações no ranking. 

Um dos pontos para serem levados em consideração nessa análise é o valor do PIB de cada país quando mudado para o dólar. Entretanto, o dólar no Brasil influenciou bastante já que está muito mais caro que nos governos anteriores. 

Imagine, por exemplo, que um valor hipotético de PIB seja de 20 mil (ele é muito maior já que é trilhões). O dólar está a 5,60: 20000/5,6 = 357. Entretanto, supondo que, no mesmo valor de PIB o dólar esteja a R$ 3: 20000/3 = 666. Ele influencia e com a alta, influenciou para que o país caísse ainda mais no ranking. 

Entre os anos de 2010 a 2014, o Brasil estava na sétima posição mundial e, em menos de uma década, quase duplicou a localização no gráfico. Já foram projetadas as médias de crescimento dos dos países emergentes (6,7%) e da América Latina e Caribe (4,6%) projetada para este ano. 

Reunião de Bolsonaro sobre a economia

Durante a pandemia, a dívida externa do Brasil aumentou de forma considerável. Com as intervenções do presidente Bolsonaro na Petrobrás, os investidores tiraram mais de R$ 10 bilhões da bolsa. 

O intuito é realizar um corte de gastos e impedir que o Orçamento contenha investimentos que ultrapassem os limites do teto. Como deve ocorrer a volta do auxílio emergencial, o salário de servidores e professores deve diminuir em até 25%. Entretanto, ainda não se sabe como devem fazer a regularização. 

O presidente realizou ontem (08) uma reunião com alguns empresários para decidir como iria ocorrer as vacinações e se comprometeu em acelerar o processo. O dono da Havan, que possui mais de 150 lojas pelo país, Luciano Hang, não foi convidado para o jantar. 

Leia mais: Sudeste tem mais mortos do que nascidos pela 1ª vez na história

Leia Também:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.