Bolsonaro pode decidir sobre Orçamento de 2021 nesta segunda (19)

3

O grande impasse sobre o Orçamento pode ter seu fim ainda nesta segunda-feira (19). O presidente Bolsonaro tem até a próxima quinta-feira (22) para tomar a decisão final. Houveram boatos de que Lira teria recomendado que o mesmo saísse do Brasil para que não assinasse e, consequentemente, não corresse o risco de sofrer com um pedido de impeachment.

Paulo Guedes, ministro da Economia, acrescentou o mesmo e orientou que algumas partes fossem vetadas para garantir que não haveria disparidade futura.

O Brasil já possui uma dívida pública de R$ 5 trilhões e ela deve aumentar com a aprovação do auxílio emergencial que deve injetar mais de R$ 44 bilhões na economia durante 4 meses. As datas do benefício já foram liberadas pelo Dataprev e podem ser consultadas.

Para saber se tem direito, deve-se acessar o site oficial do auxílio emergencial e informar: data de nascimento, CPF, nome próprio e da mãe. Para aqueles que não possuem mãe, podem usar o campo de “desconhecida”.  Na plataforma online, será possível ver porquê o benefício foi recusado e também permitiam, ainda na semana passada, que fosse contestado para uma nova análise.

Orçamento e Bolsonaro

O principal conflito é que aprovaram mais dinheiro para as emendas de parlamentares e deixaram de cumprir com os gastos obrigatórios. Por exemplo, os gastos com benefícios previdenciários podem ser cancelados. 

Leia mais: Fiocruz deve entregar 18 milhões de vacinas até o fim de abril, diz Bolsonaro

Caso o presidente Bolsonaro sancione o texto como está, pode correr o risco de passar por crime de responsabilidade fiscal, o mesmo que ocorreu com a ex-presidente Dilma em que aprovaram gastos acima do permitido. 

No dia 16, afirmou em algumas entrevistas que algumas partes podem ser vetadas. Foi divulgado, neste fim de semana, que o mesmo iria passar por uma cirurgia logo após as decisões com o Orçamento. Bolsonaro não tardou em classificar o projeto de orçamento como algo absurdo para os seus apoiadores. 

Leia Também:

3 Comentários
  1. […] Leia mais: Bolsonaro pode decidir sobre Orçamento de 2021 nesta segunda (19) […]

  2. […] Leia mais: Bolsonaro pode decidir sobre Orçamento de 2021 nesta segunda (19) […]

  3. […] de polêmicas, o Orçamento deste ano foi aprovado pelo Congresso no final de […]

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.