O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) demitiu nesta quinta-feira, 16 de abril, o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta. A informação foi divulgada pelo próprio ministro em uma rede social. O médico oncologista Nelson Teich vai assumir a pasta.
“Acabo de ouvir do presidente Jair Bolsonaro o aviso da minha demissão do Ministério da Saúde. Quero agradecer a oportunidade que me foi dada, de ser gerente do nosso SUS, de pôr de pé o projeto de melhoria da saúde dos brasileiros e de planejar o enfrentamento da pandemia do coronavírus, o grande desafio que o nosso sistema de saúde está por enfrentar”, escreveu no Twitter.
“Agradeço a toda a equipe que esteve comigo no MS e desejo êxito ao meu sucessor no cargo de ministro da Saúde. Rogo a Deus e a Nossa Senhora Aparecida que abençoem muito o nosso país”, prosseguiu o agora ex-ministro.
Ex-deputado federal, Mandetta estava à frente da pasta quando o presidente Jair Bolsonaro assumiu, em janeiro de 2019. Durante à pandemia do novo coronavírus, Mandetta ganhou maior visibilidade por conta da crise.
Além de Mandetta, podem sair, nos próximos dias, dois assessores próximos do ex-ministro: o secretário-executivo da pasta, João Gabbardo, e o secretário de Vigilância em Saúde, Wanderson de Oliveira.
A demissão do ministro foi anunciada logo na semana seguinte após o Instituto Data Folha divulgar uma pesquisa que mediu avaliação do desempenho de Bolsonaro, dos governadores e do Ministério da Saúde na condução da crise do coronavírus.
Na avaliação, o presidente Bolsonaro teve 33% de avaliação como ótima ou boa e 39% de reprovação. Em 23 de março, quando foi realizado o último levantamento, foi registrada aprovação de 35% e reprovação de 33%.
O Ministério da Saúde foi bem avaliado na pesquisa. A pasta teve aprovação de 76% e reprovação de 5%. Antes disso, a aprovação do Ministério era de 55%, e a reprovação era de 12%.
O Ministério da Saúde divulgou na tarde desta quinta-feira, 16 de abril, a informação de que o Brasil tem 30.425 casos confirmados de novo coronavírus. São, ao todo, 1.924 mortes.
Os principais dados divulgados pelo Ministério são:
Na quarta-feira, 15 de abril, foram registrados no país 1.736 mortes e 28.320 casos confirmados de coronavírus no Brasil. Em relação ao balanço anterior, foram acrescentadas 188 mortes e 2.105 novos casos.
Estados com mais mortes confirmadas são: São Paulo (853), Rio de Janeiro (300), Pernambuco (160), Ceará (124) e Amazonas (124).
O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…
O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…
Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…
Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…
Além do valor regular do Bolsa Família, haverá um adicional de R$ 108 referente ao…
View Comments
Vamos Bolsonaro começar a tomar as atitudes de nosso presidente assuma as responsabilidades e vamos com fé em Deus que será novamente nosso presidente
Bolsanaro é um louco desatualizado que não valoriza e nem tampouco entende a terrível e real situação e demite a ou as pessoas que tem ei conhecimento e o empenho para nós auxiliar e nos manter informados fique acontece. Lamento muito a atitude do Sr Bolsonaro que se acha acima de qualquer lei ou poder. Afinal como diz o Sr inteligente...Eu tenho a caneta na mão. Simmm Mas falta cérebro , infelizmente.
O novo ministro da saúde ,diz que é preciso voltar a normalidade o mais rápido possível , segundo Gaúcha ZH. 20 dias eu digo pra Brasil virar um caus , aí quero ver o que o ministro Henrique Mandeta fez ir por água abaixo . Dr Nelson Teich espero que dê continuidade ao plano que o ministro Henrique Mandeta tinha programado.
opa
boa noite .... a uma semana e meia atraz fiz o cadastro unico para receber o auxilio emergencial ... primeiro so m perguntaram meu cpf meu nome nome da minha mae e data d nascimento ... em seguida a mensagem vc ja esta no cadastro unico espere cinco dias para saber se tem direito .... ja vi o erro porq fiz o cadastro do meu amigo e pediu muita coisa ... tipo nome data d nascimento cpf rua cep tel mandaram um codigo etc... traduzindo o meu tava errado .... hoje dia 16/04/2020 fui na caixa e a minha surpresa eu nao tava castrado em nada .... eu sou autonomo nao trab d carteira assinada sou musico pai de familia nao posso trab nao posso receber esse auxilio ... por favor tem alguem q posso m orientar uq fazer