Bolsas asiáticas iniciam semana predominantemente no vermelho

Dados domésticos contribuem para resultado dos mercados da Ásia

1

As bolsas da Ásia iniciaram a semana predominantemente no vermelho. No pregão desta segunda-feira (20), apenas o índice do Japão conseguiu registrar ganhos. Hoje, o que pesou na maioria dos mercados foi a situação doméstica de cada país.

A saber, no Japão, ações de empresas do setor financeiro e de ferrovias puxaram os ganhos do dia. Ao mesmo tempo, o otimismo com a recuperação econômica do país também contribuiu para o resultado. Da mesma forma, empresas de viagens de turismo figuraram entre os papéis que avançaram nesta segunda.

Já na China, os principais índices despencaram no dia. Isso aconteceu após o banco central chinês decidir drenar a liquidez do mercado financeiro após o feriado do Ano Novo Lunar. E, claramente, os investidores direcionaram suas atenções para essa decisão. Aliás, também marcaram presença no radar do mercado os movimentos dos rendimentos dos Treasuries, os títulos de dívida do governo norte-americano. A propósito, os títulos de 10 a 30 anos estão no maior nível em mais de um ano. E isso acontece devido às projeções de elevação da inflação nos próximos anos.

Também vale ressaltar que os mercados globais estiveram atentos às negociações sobre o plano de US$ 1,9 trilhão do governo Joe Biden. O programa contará com cheques diretos à população afetada pela pandemia da Covid-19 nos EUA. A propósito, o aumento no ritmo das campanhas de vacinação em diversos países elevam os ânimos dos investidores. Aliás, a recuperação da economia global também aumenta o otimismo geral.

 

Bolsas asiáticas terminam em queda nesta segunda

Diante disso, a maioria das bolsas asiáticas caíram no dia. Em resumo, os índices chineses tiveram queda firme no dia, ficando o SSEC, de Xangai, despencou 1,45% no dia, enquanto o Shenzhen Composto registrou queda de 2,11% Da mesma forma, também registraram perdas no dia os índices Straits Times, em Cingapura (-2,11%), KOSPI, em Seul (-0,90%), Hang Seng, de Hong Kong (-1,06%).

Por fim, o índice Nikkei, em Tóquio, foi a única exceção do dia, subindo 0,46%.

 

LEIA MAIS

Dólar dispara em dia marcado por turbulência nos mercados acionários

Ibovespa afunda mais de 5%, puxado por forte queda da Petrobras

Leia Também:

1 comentário
  1. […] Bolsas asiáticas iniciam semana no vermelho […]

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.