Bolsa Família deve registrar queda na cobertura em janeiro

Ao contrário do que esperava o Governo Federal, a cobertura do Bolsa Família deve diminuir com o fim do Auxílio Emergencial

0

O pensamento do governo era um só: o auxílio emergencial sai e as famílias mais pobres entram no Bolsa Família. De acordo com os dados oficiais do Ministério da Cidadania até aqui, isso não aconteceu de fato.

De acordo com esses dados, o Bolsa Família vai registrar uma queda na cobertura do governo agora em janeiro de 2021. São 14,232 milhões de famílias recebendo o benefício. Em dezembro de 2020 esse número era de 14,273 milhões.

São portanto 41 mil famílias a menos. Isso vai de encontro com aquilo que o governo esperava que fosse acontecer de fato. O Ministério da Economia e da Cidadania chegaram a afirmar publicamente que esperavam começar o ano batendo a marca das 15 milhões de famílias.

De uma forma ou de outra, o problema parece estar no processo de admissão. Isso quer dizer que a queda da cobertura não indica uma procura menor pelo programa. Pelo contrário. Significa que o Governo não está conseguindo abarcar esses novos pedidos.

Ainda de acordo com o próprio Ministério da Cidadania, a fila para entrar no programa está na casa dos 1,5 milhão. Esse é o número de pessoas que tiveram uma aprovação no cadastro. Assim, elas estão aptas para receber o benefício. Mas elas precisam esperar uma liberação do governo para a ampliação da cobertura. Sem isso, elas não podem receber nada.

Queda no Bolsa Família

Não foi só a cobertura que caiu. Ainda de acordo com os dados oficiais, a média do valor dos pagamentos também caiu. Como se sabe, o Bolsa Família não paga um valor só para todo mundo. Tudo depende de uma série de fatores como a quantidade de filhos e as idades deles, por exemplo.

Hoje, a média dos pagamentos é de R$190,57. Em dezembro, essa média era de R$201,58. É por essas e outras que o Governo trabalha com uma possibilidade de mudança no Bolsa Família. Mas talvez as famílias que precisam do dinheiro não tenham tanto tempo para esperar por uma decisão.

Leia Também:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.