Boas práticas no transporte coletivo que são fundamentais

Para andar de ônibus é preciso ter com as outras pessoas os cuidados que você gostaria que elas tivessem com você

0

O transporte coletivo é utilizado diariamente por inúmeras pessoas que se destinam a variados lugares e muitas vezes podemos nos deparar com situações incômodas. Assim, para evitar estresses desnecessários e desconfortos maiores durante a viagem, o ideal é adotar algumas boas práticas no transporte coletivo.

Dessa forma, estaremos contribuindo para a manutenção de um ambiente tranquilo e evitando perturbações desnecessárias. Entre as boas práticas no transporte público devemos reforçar os atos de gentileza urbana e calma ao lidar com o outro.

4 melhores investimentos para fazer reserva de emergência?

Continue lendo esse artigo para conhecer mais algumas boas práticas no transporte público!

Paciência com os presentes

Muitas vezes podemos nos deparar com situações bem estressantes no transporte coletivo. Sejam explosões de fúria de outros passageiros, um ato mais espaçoso de alguém ou uma descortesia proferida por um terceiro, é sempre importante manter a calma. Isso porque, todos ali, assim como nós, passam por problemas e enfrentam outros perrengues e descontar nossa raiva e frustração nos outros nunca é uma boa opção.

Por isso, apesar de óbvio, respire fundo e siga firme com sua paciência inabalada. Outro ponto importante é a paciência com os condutores do transporte púbico. Uma vez que ele está em uma situação de constante estresse e é alvo de inúmeras outras pessoas que podem culpá-lo por algo que não está sob seu controle.

Cuidado com as mochilas

Outro aspecto importante das boas práticas no transporte público é a atenção com as mochilas. Uma vez que o espaço disponível para cada um não é muito grande, as mochilas mal posicionadas podem ser um verdadeiro entrave para o momento. Mochilas obstruindo corredores ou dependuradas sobre a cabeça de outros passageiros nunca é uma boa opção.

Como combater o estresse de forma efetiva? 4 dicas que vão ajudar

O ideal é que, se possível, coloque-a entre as pernas ou no chão em um local que não complique a passagem de outros passageiros. Também é importante que se tome cuidado quando as mochilas são posicionadas na frente do tronco para não incomodar outros viajantes com o objeto. Ademais, caso esteja sentado e tenha a disponibilidade de carregar a mochila de um passageiro em pé, não hesite e ofereça ajuda.

Música alta

É importante ressaltar que no transporte coletivo não devemos colocar músicas altas, sejam em caixinhas de som ou celulares. O ideal é usar fones de ouvido para garantir que outras pessoas não serão incomodadas durante o trajeto, evitando o desconforto associado com o som indesejado.

Assentos

Por fim, por vezes o mais difícil é reconhecer que no transporte público às vezes devemos colaborar com outras pessoas. Nesse caso, ceder o assento pode ser uma ótima forma de ajudar alguém. É importante ressaltar que não estamos tratando da obrigação cidadã que recai sobre aqueles que se sentam em locais reservados por lei. Mas sim do ato voluntário que envolve os assentos comuns.

Agora que você já sabe algumas boas práticas no transporte coletivo, é importante que esteja sempre atento ao redor. Isso porque, sua boa vontade em ajudar pode ser necessária a qualquer instante e seus atos podem tornar seu dia e o dia de outras pessoas mais leve e agradável.

Atos abre 300 vagas de emprego para trabalho presencial e home office

Avalie o Artigo:
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.