BLACK FRIDAY: confira DICAS para não cair em GOLPES

Embora seja um evento iniciado nos Estados Unidos, a Black Friday se tornou bastante popular em território brasileiro. A população costuma aguardar com bastante ansiedade a última sexta-feira de novembro, data padrão do evento aqui no Brasil e no exterior, para obter as melhores promoções de produtos e serviços. Muitos aproveitam a Black Friday para, inclusive, antecipar as compras de Natal.

Para efeito de análise, em 2021, a Black Friday movimentou cerca de R$4,17 bilhões no varejo brasileiro e a estimativa é que, em 2023, esse número seja 1,1% maior, atingindo a casa de R$4,21 bilhões, segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

Nesse sentido, caso os números se confirmem, será a maior movimentação da história da Black Friday. Segundo a CNC, em 2022 o fluxo da Black Friday será impulsionado também pela Copa do Mundo, a estimativa é que as vendas relacionadas à Copa impactam em R$1,4 bilhão no faturamento do comércio varejista.

Contudo, a Black Friday costuma ser uma época em que consumidores sofrem diversos problemas com promoções falsas e até mesmo com golpes com sites falsos, coletando dados pessoais do consumidor, além de seus dados financeiros. Isso faz com que diversos consumidores chamem o evento de “Black Fraude” devido aos problemas enfrentados.

Sendo assim, abaixo serão apresentadas algumas dicas para que o consumidor fique atento aos golpes e fraudes que podem acontecer na Black Friday, garantindo, assim, que aproveite de forma segura as diversas promoções que ocorrem durante o evento.

Dicas para não sofrer golpes na Black Friday

A primeira dica para não sofrer golpe na Black Friday, principalmente se tratando de comércio eletrônico, é se certificar que está acessando um site seguro ou não. Um site seguro utiliza geralmente certificados de criptografia, exibidos ao lado do endereço do site no navegador.

Além disso, é importante ter cuidado com as buscas realizadas em mecanismo de pesquisa. Muitas vezes os anúncios indicam que o produto está sendo vendido por varejistas como Amazon, Americanas, Submarino e, ao final, redireciona o consumidor para um site completamente diferente. Por isso, é importante ficar atento ao endereço do navegador após clicar nos anúncios.

Caso esteja comprando em um e-commerce pouco conhecido, uma dica valiosa é verificar se a loja é confiável. Para isso, o consumidor pode verificar se é uma empresa com muitas reclamações no site Reclame Aqui, bem como o tipo de reclamações que consumidores estão fazendo e se estas estão sendo resolvidas.

Em relação a pagamentos, é bastante recomendado que o consumidor utilize cartões virtuais temporários ao finalizar uma compra. Esta é uma dica para ser utilizada independente da Black Friday. Geralmente, esses cartões virtuais temporários são gerados através de aplicativos de bancos e expiram dentro de poucas horas.

Com isso, caso o consumidor caia em algum golpe, ao tentar utilizar o cartão de crédito, o golpista não terá sucesso, dado que o cartão estará expirado. Por fim, ao se certificar sobre alguma irregularidade na Black Friday, faça denúncias em sites especializados de reclamações para que outros consumidores tenham ciência.

João Belarmindo

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